Os fenômenos psicológicos não investigados na comunicação educativa
![Ver Biografía](https://revistas.ucc.edu.co/plugins/themes/temaojsucc/img/Bi.png)
Universidad de Holguín
Doctor en Ciencias Psicológicas. Profesor titular del Centro de Estudios de Educación, Universidad de Holguín, Cuba
email: eortiz@ict.uho.edu.cu
Propósito: este artigo tem por objetivo avaliar a importância do estudo científico dos fenômenos psicológicos da sugestão, da percepção interpessoal e do rumor, os quais incidem na comunicação educativa.
Tema: o tema que se trabalha é a existência e a influência desses fenômenos subjetivos nos diferentes contextos formativos nos quais se desenvolve a comunicação interpessoal.
Desenvolvimento: realiza-se uma análise teórica sobre a comunicação educativa como conceito interdisciplinar, pelas confluências existentes entre a psicologia e a educação como disciplinas independentes, com seu correspondente conteúdo e extensão. Seus fundamentos teóricos gerais refletem os diferentes posicionamentos epistemológicos que a sustentam, do qual se infere a riqueza das concepções particulares existentes que têm propiciado a obtenção de resultados científicos inovadores e com ampla aplicação na prática educativa. Contudo, os pesquisadores não têm aprofundado no estudo de fenômenos existentes em todo o processo comunicativo (como o nível intrapessoal, a sugestão, a percepção e o rumor, os quais estão presentes dentro desse processo comunicativo no âmbito escolar), ao considerá-los não significativos ou improcedentes.
Conclusões: a partir da avaliação realizada, destaca-se a importância desses fenômenos presentes e latentes nas diferentes manifestações da comunicação educativa, bem como a pertinência de estudar suas peculiaridades e as potencialidades para incorporá-los de maneira intencional no aperfeiçoamento da comunicação no campo educativo.
Andreieva, G. M. (1984) Psicología social. Moscú: Universidad Estatal de Moscú.
Arróspide, J. y Cerrato, J. (1996). La perspectiva sociocultural en el estudio del grupo. En S. Ayestarán (Ed.), El grupo como construcción social (pp. 174-188). Barcelona: Plural.
Asensio, J. (1991). La comunicación como medio educativo. Revista Educar, 18, 41-52. Recuperado de: http://educar.uab.cat/article/download/497/480
Asch, S. (1946). La Percepción. Madrid: U.N.E.D.
Barthey, S. H. (1982). Principios de percepción. Ciudad de México: Trillas.
Biain, M. (2013). La comunicación y sus laberintos. Consideraciones acerca del rumor. Recuperado de http://e-marc.net/2013/wp-content/uploads/2013/05/ La-comunicaci%C3%B3n-y-sus-laberintos-Emarc-2013.pdf
Bodalev, A. (1982). La percepción del hombre por el hombre. Moscú: Editorial de la Universidad de Moscú.
Bodalev, A. (1986). El desarrollo de la percepción del hombre por el hombre en la comunicación. En Colectivo de Autores, Antología de la Psicología Pedagógica y de las Edades (pp. 132-137). La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Casañas, A. y Domínguez, L. (1987). La comunicación grupal. En Colectivo de Autores, Investigaciones de la personalidad en Cuba (pp. 172-196). La Habana: Editorial Ciencias Sociales.
Colectivo de Autores. (1989). Temas sobre Actividad y Comunicación. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales.
Corrile, W. (1981). Psicología de las relaciones humanas. Barcelona: Editorial Herder.
Durán, A. (1989). El proceso docente-educativo como proceso comunicativo. La Habana: Editorial Pablo de la Torriente.
Durán, N. (1996). Enseñanza y comunicación. España: Eunusa.
Engels, F. (1973). Papel del trabajo en el proceso de transformación del mono en hombre. En F. Engels, Obras Escogidas (pp. 66-79), tomo III. Moscú: Editorial Progreso.
Fernández, A., Durán, B. y Álvarez, M. (1995). Comunicación educativa. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Flyvbjerg, B. (2004). Cinco malentendidos acerca de la investigación mediante los estudios de caso. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 106(4), 33-62.
Freire, P. (1979). La educación como práctica de libertad. México: Editorial Siglo XXI.
Freire, P. (1980). Pedagogía del oprimido. México: Editorial Siglo XXI.
Freire, P. (1985). Dialogicidad y diálogo. En Colectivo de Autores, Diálogo en interacción en el proceso pedagógico (pp. 39-47). México: Ediciones El Caballito.
Freire, P. (1998). Pedagogía de la Autonomía (2a ed.). México: Editorial Siglo XXI.
Gago, P. (2009). La subjetividad y el rumor: del “gran pánico” de 1789 a la “era de la Información”. Perspectivas de la Comunicación, 2(1), 53-65. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3016885.pdf
Gaviria, J. (1992). El enfoque multinivel en la evaluación de sistemas educativos. Revista de Investigación Educativa, 17(2), 429-443.
González, V. y Peiró, J. M. (1992). Técnicas de investigación multinivel en las organizaciones. En M. Clemente (Ed.), Psicología Social. Métodos y Técnicas de Investigación (pp. 349-365). Madrid: Eudema.
González-Rey, F. (1985). La categoría comunicación. Su lugar en el sistema de categorías de la psicología marxista, Revista Cubana de Psicología, 2-3, 13-24.
González-Rey, F. (1995). Comunicación, personalidad y desarrollo. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
González, V. (1989). Profesión: Comunicador. La Habana: Editorial Pablo de la Torriente.
Ibáñez-Martin, J. A. (1987). Planteamiento filosófico-educativo del problema de la comunicación. Revista Española de Pedagogía, 45(177), 295-304.
Janes, E. E. y Thibaut, J. W. (1990). Interpersonal Perception. New York: Freeman.
Kaplún, M. (1983). Hacia nuevas estrategias de comunicación en la educación de adultos. Bogotá: Ediciones Unesco.
Kaplún, M. (1984). Comunicación entre grupos. El método del Cassette-Foro. Centro Internacional de investigación para el desarrollo del CIID. Oficina Regional para América Latina y el Caribe.
Kaplún, M (1987). El aporte de la comunicación a una educación democratizadora. Caracas: Celadec.
Kaplún, M. (1993). Del educando oyente al educando hablante. Perspectivas de la comunicación educativa en tiempos de eclipse. Revista Diálogos de la Comunicación, 37, septiembre. Felafacs. Recuperado de: http://www.educarchile.cl/P0001/File/01-Del%20Educando%20Oyente.pdf
Karam, T. (2005). Una introducción al estudio de la epistemología de la comunicación desde la obra de Manuel Martín Serrano. Cinta de Moebio, diciembre, 24. Universidad de Chile. Recuperado de: www.facso.uchile.
cl/ publicaciones/moebio/24/karam.htm
Laing, R. D., Phillipson, H. y Lee, A. R. (1973). Percepción interpersonal. Buenos Aires: Editorial Amorrortu.
Lizarralde, A. (2013). A la falta de comunicación impera el rumor. Más poder local, 15, 34-35. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/descarga/ articulo/4247987.pdf
Lomov, B. (1983). Comunicación y regulación social de la conducta del individuo. En Colectivo de Autores, Aspectos socio-psicológicos de la comunicación (pp. 3-32). Facultad de Psicología. Universidad de La Habana.
Lomov, B. (1989). El problema de la comunicación en psicología. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales.
Martin-Serrano, M. (1986). Presentación de la teoría social de la comunicación. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 33, 15-34.
Martínez, C. (2006). El método de estudio de caso. Estrategia metodológica de la investigación científica. Revista Científica Pensamiento y Gestión, 20, 165-193. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64602005#
Marx, K. (1973). El Capital. Tomo I. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales.
Moya, G. (1955). Estudio psicológico del rumor. Resumen y comentarios al libro de G. W. Allport y L. Postman. Revista de Psicología General y Aplicada, 10(3), 129-136.
Mugny, G. y Doise, W. (1991). Niveles de análisis en el estudio experimental de los procesos de influencia social. Anthropos. Boletín de información y documentación, 27, 77-101.
Murillo, P. y Becerra, S. (2009). Las percepciones del clima escolar por directivos, docentes y alumnado mediante el empleo de «redes semánticas naturales». Su importancia en la gestión de los centros educativos. Revista Educación, 350, 375-399.
Ortiz, E. (2001). La comunicación pedagógica. Argentina: Editorial Libros en Red.
Ortiz, E. y González, V. (2012). La comunicación educativa y los medios de enseñanza en la universalización. Ecuador: Editorial Mar Abierto.
Ortiz, E. (2012). Los niveles teóricos metodológicos de las investigaciones pedagógicas. Revista Cinta de Moebio, 43, 14-23. Recuperado de: www.moebio.uchile.cl/43/ortiz.html
Penman, R. (1990). Communication processes and relationships. London: Academic Press.
Piñuel, R. J. L. (1986). Fuentes epistemológicas de la teoría de la comunicación. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 33, 15-34.
Potrony, J. (1992). La actividad y la comunicación: convergencias y divergencias. Revista Cubana de Psicología, 9(2), 81-88.
Prieto, D. (1998). Comunicación educativa en el contexto latinoamericano. Intervención Psicosocial, 3(3), pp. 329-345.
Rodríguez, E. (1989). Comunicación Pedagógica. Revista Tecnología y Comunicación Educativas, 4, pp. 9-15, octubre, México, DF.
Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. Granada: Aljibe.
Rogers, C. (1985). La relación interpersonal en la facilitación del aprendizaje. En Colectivo de Autores, Diálogo e interacción en el proceso pedagógico (pp. 61-70). México: Ediciones El Caballito.
Sherkovin, Y. A. (1982). Problemas psicológicos de los procesos masivos de información. La Habana: Editora Política.
Sherkovin, Y. A. (1985). Fundamentos de la psicología social y de la propaganda. Moscú: Editorial Progreso.
Stake, R. (2007). Investigación con estudio de casos (4ª ed.). Madrid: Ediciones Morata sl.
Tinoco, C. (2004). Dinámica del rumor y operaciones psicológicas de daño reputacional. Anales de la Universidad Metropolitana, 4(2), 155-169. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4002584.pdf
Vigotsky, L. S. (1980). Pensamiento y Lenguaje. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Watzlawick, P., Blanin, J. B. y Jackson, D. D. (1987). Teoría de la comunicación humana. Barcelona: Herder.
Zabalza, M. (1984). El análisis de la enseñanza desde el modelo comunicacional. Revista Enseñanza, 2, 9-38.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Pensando Psicología antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.