Jogo de interatividade em educação familiar : apresentação de uma estratégia inovadora de comunicação para saúde bucal
Universidad El Bosque, Facultad de Odontología, Programa de Odontología, Bogotá, Colombia.
email: castelblancomartha@unbosque.edu.co
Universidad El Bosque, Facultad de Odontología, Programa de Odontología, Bogotá, Colombia
email: lafauriemaria@unbosque.edu.co
Universidad El Bosque, Facultad de Creación y Comunicación, Programa de Diseño Industrial, Bogotá, Colombia
email: grilloclementina@unbosque.edu.co
Introdução: As abordagens mais recentes da comunicação em saúde referem-se à importância de conceber os grupos sociais como protagonistas das transformações relacionadas à sua qualidade de vida e ao reconheci-mento da interação social como eixo central nos processos comunitários voltados para a mudança. Este artigo descreve o processo multidisciplinar de construção de um projeto de comunicação em saúde bucal orientado por uma ferramenta educativa lúdico-interativa, dirigido a famílias pertencentes a um centro educacional para a infância do município de Usaquén de Bogotá.
Metodologia: O estudo foi desenvolvido na perspectiva do design centrado no usuário. A metodologia de pes-quisa-ação participativa foi aplicada a um grupo de 18 famílias e as metodologias de oficinas e grupos focais foram utilizadas no processo de reconhecimento de contextos e avaliação de necessidades.Resultados: Foi elaborada uma estratégia mediada por TIC, materializada em um aplicativo mobile que inclui um jogo com rotina noturna conectada a uma boneca eletrônica, além de uma história focada em valores e três infográficos educacionais em saúde bucal.
Conclusão: Foi obtido um recurso adaptado às necessidades da comunidade com o qual se espera gerar im-pacto na aprendizagem pela adoção de práticas que promovam o autocuidado oral com sentido, onde as TIC auxiliem no desenvolvimento de atividades de aprendizagem inovadoras com potencial didático e motivacional.
Vega J, Vega L, Arroyave J. Lecciones aprendidas en la comunicación en salud y de riesgo en el manejo del virus del Chikungunya y otras enfermedades transmitidas por el mismo vector. Salud Uninorte. 2016[acceso: 10/06/2018]; 8, 31(1). Disponible en: https://doi.org/https://doi.org/10.14482/sun.32.1.8472
Crespo M, Riesgo Y, Lobaina Y, Torres P, Márquez M. Promoción de salud bucodental en educandos de la enseñanza primaria. Motivaciones, estrategias y prioridades odontopediátricas. Medisan [acceso: 18/09/2019], 13(1). Disponible en: http://bvs.sld.cu/revistas/san/vol13_1_09/san14109.pdf
República de Colombia. Ministerio de Salud y Protección Social. IV estudio nacional de salud bucal. ENSAB IV. Metodología y Determinación Social de la Salud Bucal [acceso: 12/09/2019]. Disponible en: https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/VS/PP/ENSAB-IV-Metodologia.pdf
República de Colombia. Ministerio de Salud y Protección Social. Plan Decenal de Salud Pública 2012-2021: La salud en Colombia la construyes tú. Bogotá, Colombia: Ministerio de salud y Protección social; 2013.
Montenegro D, Sarralde A. Lamby C. La educación como determinante de la salud oral. Univérsitas Odontológica. 2013; 32(69), 115-121.
Alcántara M. Importancia de las TIC para la educación. Revista Digital Innovación y Experiencias Educativas [acceso: 10/06/2018];15. Disponible en: https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_15/MARIA%20DOLORES_ALCANTARA_1.pdf
Miguez R, Santos J, Alonso V, Ánido L. Una Herramienta de Soporte a la Educación Infantil a través de la Televisión. IEEE-RITA. 2012[acceso: 10/09/2018]; 7(2): 78-85. Disponible en: https://doi.org/10.1109/TE.2008.917084
Sánchez M, Sánchez K, Agudelo A. Estrategias lúdicas para aumentar el conocimiento de un grupo de adolescentes escolarizados sobre la gingivitis. Revista Duazary. 2015[acceso: 10/08/2019]; 12(2): 100-111. Disponible en: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21676/2389783X.1466
Ramírez N, Díaz M, Reyes P, Cuenca O. Educación lúdica: una opción dentro de la educación ambiental en salud. Seguimiento de una experiencia rural colombiana sobre las geohelmintiasis. Revista Med. 2010[acceso: 15/07/2019]; 19(1): 23-36. Disponible en: https://doi.org/https://doi.org/10.18359/rmed.1225
Huizinga J. Homo ludens. Buenos Aires: Emecé Editores; 2007.
Posada R. La lúdica como estrategia didáctica (tesis de maestría en Ciencias Sociales] Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2014[acceso: 10/06/2018]; 89 p. Disponible en: http://www.bdigital.unal.edu.co/41019/1/04868267.2014.pdf
Bernal T, Santos Y, Álzate T, Morales M, Agudelo, A. et al. Las nuevas TIC y los Métodos Educativos Tradicionales (MET) en la educación para la salud bucal en estudiantes de Básica Primaria. Revista Nacional de Odontología. 2014[acceso: 09/06/2019]; 10(19): 15-22. Disponible en: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.16925/od.v10i19.842
Avellaneda LY, Parra P. Tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en el sector salud. [Trabajo de investigación presentado como requisito parcial para optar al título de Especialista en Administración en Salud Pública y servicios de salud]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2013[acceso: 12/09/2019]. Disponible en: http://www.bdigital.unal.edu.co/11172/1/laurayanethavellamartinez.2013.pdf
Herrera M, Latapie I. Diseñando para la educación. No solo usabilidad: revista sobre personas, diseño y tecnología. 2010 [acceso: 10/06/2018]; (9): 1-19. Disponible en: http://www.nosolousabilidad.com/articulos/diseno_educacion.htm
Trujillo-Suárez M, Aguilar J, Neira C. Los métodos más característicos del diseño centrado en el usuario -DCU-, adaptados para el desarrollo de productos materiales. Iconofacto. 2016[acceso: 10/06/2018]12 (19):2015-236. Disponible en: https://revistas.upb.edu.co/index.php/iconofacto/article/view/7524/6853
Riquelme Pérez M. Metodología de educación para la salud. Rev Pediatr Aten Primaria [Internet]. 2012 [acceso 13/08/2020] ; 14( Suppl 22 ): 77-82. Disponible en: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322012000200011&lng=es. http://dx.doi.org/10.4321/S1139-76322012000200011.
Colmenares AM. Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación. 2012; 3(1): 102-115.
Buss M, López M, Rutz A, Coelho S, Oliveira I, Mkla M. Grupo focal: una técnica de recogida de datos en investigaciones cualitativas. Index de Enfermería. 2013[acceso: 18/08/2018]; 22(1): 75-78. Disponible en: https://doi.org/https://dx.doi.org/10.4321/S1132-12962013000100016
Chatfield T. Tom Chatfield: Seven ways games reward the brain. 2010[acceso: 10/06/2018]. Disponible en: https://www.ted.com/talks/tom_chatfield_7_ways_games_reward_the_brain#t-623185
Universitat de VIC. Gamification. Vic: Universidad de Vic; 2013. Disponible en: http://usr.uvic.cat/pirp1303/files/2013/05/UVIC-CGS-GAMIFICATION-2S2012-13.pdf
De Droog S, Buijzen M, Valkenburg P. Enhancing children’s vegetable consumption using vegetable-promoting picture books. The impact of interactive shared reading and character–product congruence. Appetite. 2014[acceso: 01/09/2019]; 73: 73-80. Disponible en: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.appet.2013.10.018
Unesco. Enfoque estratégico sobre tics en educación en América Latina y el Caribe. Santiago de Chile: OREALC/UNESCO; 2013[acceso: 18/09/2019]. Disponible en: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf
García H, Navarro L, López M, Rodríguez M. Tecnologías de la Información y la Comunicación en salud y educación médica. Rev EDUMECENTRO. 2014[acceso: 10/06/2018]; 6 (1): 253-265. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742014000100018&lng=es.
Herrera M. Investigación y diseño: reflexiones y consideraciones con respecto al estado de la investigación actual en diseño. No Solo Usabilidad. Revista multidisciplinar sobre diseño, personas y tecnología. 2010[acceso: 10/06/2018]; (9): 1-10. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/205384962_Investigacion_y_diseno_reflexiones_y_consideraciones_con_respecto_al_estado_de_la_investigacion_actual_en_diseno
Lucente R, Briceño M. El software educativo como herramienta para la formación de los do-centes de preescolar en la promoción de la salud bucal. Investigación y Postgrado. 2017; 32(1): 9-32.
Tovio-Martínez E, Carmona-Lordouy M, Harris J, Guzmán E. Aplicación móvil para la enseñan-za de lesiones elementales en cavidad bucal. Univ Salud. 2020;22(1):70-76. doi: https://doi.org/10.22267/rus.202201.176
Soto Ugalde A, Sexto Delgado NM, Gontán Quintana N. Intervención educativa en salud bucal en niños y maestros. Medisur. 2014; 12(1):24-34. Recuperado de: http://scielo.sld.cu/pdf/ms/v12n1/ms04112.pdf
Copyright (c) 2020 Revista Nacional de Odontología

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da Revista Nacional de Odontología antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.