A importância da cultura cooperativa e a comunicação como fatores de sucesso para as cooperativas de poupança e crédito em Neiva (Huila)

Universidad Cooperativa de Colombia
Magíster en Educación. Docente Investigador
email: pedro.huergo@campusucc.edu.co

Universidad Cooperativa de Colombia
Magíster en Gestión de Auditoría y Contabilidad
email: diva.artunduaga@campusucc.edu.co
Aguilera, J. (2007a). ¡Ojo cooperativas con su gestión! Colombia Cooperativa. Ascoop, 90, 31.
Aguilera, J. (2007b). Comunicación interna en el sector cooperativo. Recuperado de GestioPolis: http://www. gestiopolis.com/administracion-estrategia/comunicacion-interna-en-el-sector-cooperativo.htm
Caballer y Moncaleano. (2004). Las nuevas tecnologías de la información en las cooperativas, una aplicación en las cooperativas de crédito y citrícolas de la comunidad valenciana. Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa. Recuperado de http://redalyc.uaemex.mx/src/ inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=17404911
Contreras. (2003). Modelo de gestión de comunicación para el cambio organizacional y gestión comunicacional: Caso Banco de Venezuela/Grupo Santander. Recuperado de Monografías.com: http://www.monografias.com/ trabajos13/tesis/tesis.shtm
Correal, M., Bustos, M., Cuevas, A., y Panqueva, M. (2008). El lenguaje y la comunicación en los procesos organizacionales de la empresa. Revista Escuela de Negocios. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=20611457010
García, J. (1998). La comunicación interna. Madrid: Díaz de Santos.
Gargallo, A. y Pérez, J. (2009). El papel de las tecnologías de la información y la comunicación en las empresas de economía social. Revista de Estudios Cooperativos, 97 Recuperado de http://revistas.ucm.es/index.php/REVE/ article/view/REVE0909130090A
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2008). Metodología de la Investigación. 4a. ed. México: McGraw-Hill.
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación. 5a. ed. México: McGraw-Hill.
Instituto Colombiano de Normas Técnicas y Certificación (Icontec). (2007). Guía Técnica colombiana gtc 192. Normas técnicas colombianas para el sector solidario. Bogotá D.C.
Koontz, H., y Weihrich, H. (2004). Administración una perspectiva global. 12a. ed. México D.F.: McGraw-Hill.
Melgarejo, M. y Álvarez, J. F. (2004). Reseña de “El cooperativismo colombiano después de la crisis”, de Hugo Cer- da Gutierrez y Carlos Julio Pineda. Revista Venezolana de Economía Social, 4, 7. Recuperado de http://www. saber.ula.ve/bitstream/123456789/18670/1/resenas_hugo_cerda.pdf
Mintzberg, H. (2002). La estructuración de las organizaciones. pp. 45. Barcelona: Ariel Economía.
Ouchi, W. (1982). Teoría Z: Cómo pueden las empresas hacer frente al desafío japonés. Bogotá: Norma.
Rios de Morales, M. y Ávila, M. (2009). Cultura cooperativa y cambio organizacional. Recuperado de http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/30863/1/articulo1.pdf
Scheinsohn, D. (2009). Comunicación estratégica. Buenos Aires: Granica.
Serna, H. (2008). Gerencia estratégica. 10a. ed. Bogotá: 3R Editores.
Sotelo, C. (2001). Introducción a la comunicación institucional. Barcelona: Ariel S.A.
Suárez, O., Ruiz, C. e Hincapie, L. (2001). La comunicación informal en la organización, otra mirada desde la intersubjetividad. Razón y palabra. Recuperado de http://www.www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n23/23_osuarez.html
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.