Transição para maternidade / paternidade e práticas de criação em três gerações
![Ver Biografía](https://revistas.ucc.edu.co/plugins/themes/temaojsucc/img/Bi.png)
Universidad Autónoma del Estado de México
email: nberriogarc@uniminuto.edu.co
![Ver Biografía](https://revistas.ucc.edu.co/plugins/themes/temaojsucc/img/Bi.png)
Universidad Autónoma del Estado de México
email: nberriogarc@uniminuto.edu.co
![Ver Biografía](https://revistas.ucc.edu.co/plugins/themes/temaojsucc/img/Bi.png)
Universidad Autónoma del Estado de México
email: nberriogarc@uniminuto.edu.co
Objetivo: Analisar a transição para a maternidade / paternidade e a percepção das práticas parentais em três gerações de 18 homens e mulheres da cidade de Toluca, México.
Metodologia: Entrevistas em profundidade foram realizadas e o método fenomenológico foi utilizado para a análise das informações.
Resultados: Certos elementos permaneceram constantes durante a transição para a maternidade / paternidade entre gerações, como a prática de nutrir a promoção de boas relações entre irmãos. Os aspectos dinâmicos incluíam cuidar da saúde física e mental, controle coercitivo e apoio escolar. A prática constante nas duas primeiras gerações e dinâmica na terceira era ensinar o papel de menina ou menino.
Conclusões: Conclui-se que a transição para a maternidade / paternidade é um processo interno, enquanto as práticas parentais dependem do contexto sociocultural.
Andrade, P. y Betancourt, D. (2008). Prácticas parentales: Una medición integral. En: S. Rivera-Aragón, R. Díaz-Loving, R. Sánchez-Aragón, y I. Reyes-Lagunes (Eds.), La Psicología social en México, Vol. XII. (pp. 561-565). Ciudad de México: Amepso.
Arancibia, V. (1995). El rol de la madre como mediadora en el proceso de habilitación. Estudios Públicos, 59, 251-264. Recuperado de https://www.cepchile.cl/cep/site/artic/20160303/asocfile/20160303184419/rev59_arancibia.pdf
Balzano, S. (2003). No todo el tiempo pasado fue mejor… percepciones de las diferencias generacionales en la crianza y educación de los hijos. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, IX(18), 103-126. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31691807
Barudy, J. y Dantagnan, M. (2009). Los buenos tratos a la infancia. Parentalidad, apego y resiliencia. Barcelona: Gedisa.
Blanco, R. y Umayahara, M. (2004). Participación de las familias en la educación infantil latinoamericana. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001390/139030s.pdf
Berger, P. y Luckmann, T. (1968). La construcción social de la realidad: Buenos Aires: Amorrortu.
Block, J.H. (1965). The Child Rearing Practices Report (CRPR): A set of items for the description of parental socialization attitudes and values. Institute of Human Development: Berkley: University of California. Recuperado de http://faculty.tru.ca/wlroberts/block,1965.pdf
Bronfenbrenner, U. (1987). La ecología del desarrollo humano. Barcelona: Paidós
Chodorow, N. (1984). El ejercicio de la maternidad. Barcelona: Gedisa.
Chávez, J. C. (2015). Percepción de la igualdad de género en jóvenes universitarios. Revista de Trabajo social de la UNAM, 10, 75-90.
Cigoli, V. y Scabini, E. (2007). Relación familiar. La perspectiva psicológica. En M. I. González (Coord.). El cuidado de los vínculos. Mediación familiar y comunitaria (pp. 71-108). Colombia: Universidad del Rosario. Recuperado de: https://books.google.com.mx/books?hl=es&lr=&id=IGEAzg0XZogC&oi=fnd&pg=PA71&dq=generatividad+familiar&ots=rIyPQ6Xeib&sig=1PH-Jdfew5ZGQE_gtfElVta0vi4#v=snippet&q=fruto%20de%20un%20encuentro&f=false
Deaton, A. y Stone A. (2014). Evaluative and hedonic wellbeing among those with and without children at home. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America PNAS, 11(4), 1328-1333. doi: 10.1073/pnas.1311600111.
Díaz, A., Pérez, M. V. y Mozó, P. (2009). Expectativas educacionales hacia hijas e hijos en una Escuela Rural de Alto Desempeño. Revista Interamericana de Psicología, 43(3), 442-448. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902009000300003&lng=pt&nrm=iso
Döring, M. T. (2000). La pareja o hasta que la muerte nos separe ¿un sueño imposible?, Ciudad de México: Fontamara.
Erikson, E. (1983). Infancia y sociedad. Buenos Aires: Horme-Paidós
Estrada, S. y Pérez, G. I. (2009). Actitudes hacia la igualdad de género: Comparación entre mujeres y hombres estudiantes de psicología e ingeniería. Archivos Hispanoamericanos de Sexología, XV(2), 67-95.
Ferreira, M., Lima, A. L., Vandenberghe, L. y Celeno, C. (2014). Estrés familiar en madres de niños y niñas y adolescentes con parálisis cerebral. Revista Latino-Americana de Enfermagen, 22(2), 440-447. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n3/es_0104-1169-rlae-22-03-00440.pdf
Flores-Ávila, L., Alejandre-Magaña A. B. y Martínez-Becerra E. (2016). Universidad pública y crianza de infantes. Reflexiones sobre su conciliación en la Universidad de Guadalajara. RA XIMHAI, 12(1), 83-104. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46146696006
Flores, M.M., Cortés, M.L. y Góngora, E.A. (2008). Familia, crianza y personalidad: Una perspectiva etnopsicológica. Mérida: Universidad Autónoma de Yucatán.
Hidalgo, M. V. (2014). Transición a la maternidad y la paternidad. En J. Palacios & M. Rodrigo (Eds.), Familia y Desarrollo Humano. (pp. 161-180). Madrid: Alianza Editorial.
Hidalgo, M. V. y Menéndez, S. (2014). La pareja ante la llegada de los hijos e hijas. Evolución de la relación conyugal durante el proceso de convertirse en padre y madre. Journal for the Study of Education and Development, 26(4), 469-483. doi: http://dx.doi.org/10.1174/021037003322553851
Malinowski, B. (1982). Estudios de psicología primitiva. Barcelona: Paidós Studio/Básica.
Martínez, M. (2004). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Ciudad de México: Trillas.
Martínez-Ferrer, B., Murgui-Pérez, S., Musitu-Ochoa, G. y Monreal-Gimeno. M. C. (2008). El rol del apoyo parental, las actitudes hacia la escuela y la autoestima en la violencia escoalr del adolescente. International Journal of Clinical and Health Psychology, 8(3), 679-692. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/337/33712016004.pdf
Mendoza, Z. (2006). Saberes de mujeres y varones triquis respecto de la crianza de sus hijos: Cambios y continuidades generacionales. COLECTIVA, 2(1), 47-59. Recuperado de http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-82652006000100005
Merino, C. y Arndt, S. (2004). Análisis factorial confirmatorio de la Escala de Estilos de Crianza de Steinberg: validez preliminar de constructo. Revista de Psicología, XXII(2), 187-214. Recuperado de http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/6857
Moreno, J. M. (2004). Etiología del maltrato infantil: Estilo educativos prácticas de crianza y contexto social. Psicología y Salud, (001), 121-134. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/291/29114113.pdf
Musitu, G., Román, J. & Gutiérrez, M. (1996). Educación familiar y socialización de los hijos. Barcelona: Idea Books S.A.
Oudhof, H. y Robles, E. (2014). Familia y crianza en México. Entre el cambio y la continuidad. Ciudad de México: Fontamara
Palacios, J. y Rodrigo, M. (2014). La familia como contexto de desarrollo humano. En M. J. Rodrigo & J. Palacios (Eds.), Familia y Desarrollo Humano. (pp. 25-44). Madrid: Alianza Editorial.
Parrini, R. (2000). Los poderes del padre: paternidad y subjetividad masculina. En: J. Olavarría & R. Parrini (Eds.), Masculinidad/es. Identidad, sexualidad y familia. (pp. 69-77). Ciudad de México: Flacso-Chile.
Pulido, S., Castro-Osorio, J., Peña, M. y Ariza-Ramírez, D. P. (2013). Pautas, creencias y prácticas de crianza relacionadas con el castigo y su transmisión generacional. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 11(1), 245-259. Recuperado de http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/849/418
Posada-Díaz, A., Gómez-Ramírez, J. F. y Ramírez-Gómez, H. (2008). Crianza humanizada: una estrategia para prevenir el maltrato infantil. Acta Pediátrica de
México, 29(5), 295-305. Recuperado de http://www.medigraphic.com/pdfs/actpedmex/apm-2008/apm085j.pdf
Puyana, Y. y Mosquera, C. P. (2005). Traer “hijos o hijas al mundo”: significados culturales de la maternidad y la paternidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 3(2), 111-140. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1692-715X2005000200005&script=sci_arttext&tlng=pt
Quintal, R. (2002). La presión social hacia las mujeres que desafían el paradigma “mujer igual a madre”. Revista GénEros, 9(27), 42-49. Recuperado de http://bvirtual.ucol.mx/descargables/548_presion_social.pdf
Rink, J.E. (2008). Pedagogía práctica en la situación familia. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México.
Ripoll, K., Carrillo, S. y Castro, J. A. (2009). Relación entre hermanos y ajuste psicológico en adolescentes: Los efectos de la calidad de la relación padres- hijos. Avances en Psicología Latinoamericana, 27(1), 125-142. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79911627009
Rocha, T. E. y Díaz Loving, R. (2012). Identidades de género. Más allá de cuerpos y mitos. Ciudad de México: Trillas.
Rodrigo, M. J. y Palacios, J. (2014). Conceptos y dimensiones en el análisis evolutivo de la familia. En M. J. Rodrigo & J. Palacios (Eds.), La familia como contexto de desarrollo humano. (pp.45-89). Sevilla: EUROPA Artes Gráficas S.A. de C.V.
Rodríguez, B. Oudhof, H. González Arratia N. I. y Unikel, C. (2011). Desarrollo de una escala para medir la percepción de la crianza parental en jóvenes estudiantes mexicanos. Pensamiento Psicológico, 9(17), 9-20. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/801/80122596001.pdf
Sarrió, M. Ramos, A. y Candela, C. (2004). Género, trabajo y poder. En E. Barberá & I. Martínez (Coords.), Psicología y género. (pp. 193-216). Madrid: Pearson Prentice Hall.
Sauceda-García, J. M., Olivo-Gutiérrez, N. A., Gutiérrez, J. y Maldonado-Durán, J. M. (2006). El castigo físico en la crianza de los hijos. Un estudio comparativo. Boletín Médico del Hospital Infantil de México, 6(3), 382-388. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-11462006000600004&lng=es&tlng=es.
Serra, E., Gómez, L., Pérez-Blasco, J. y Zacarés, J. J. (2014). Hacerse adulto en familia: una oportunidad para la madurez. En M. J. Rodrigo & J. Palacios y (Eds.), Familia y desarrollo humano (pp. 141-160). Madrid: Alianza.
Solís-Cámara, P., Díaz, M., Del Carpio, P., Esquivel, E. Acosta, I. y De Jesús, A. (2007). La contribución del bienestar subjetivo, las expectativas y la crianza maternas en los logros escolares de sus niños y niñas y en la valoración de la participación de los padres. Acta Colombiana de Psicología, 10(2), 71-82. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-91552007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=es
Vargas-Rubilar, J. A., Richaud M. C. y Oros, L. B. (2018). Programa de promoción de la parentalidad positiva en la escuela. Un estudio preliminar en un contexto de vulnerabilidad social. Pensando Psicología, 14(23), 2382-3984. doi: https://doi.org/10.16925/pe.v14i23.2265
Torres, L. E. (2004). La paternidad: una mirada retrospectiva. Revista de Ciencias Sociales, 3(105), 47-58. Recuperado de: http://www.redalyc.org/html/153/15310504/
Torres L. E., Ortega, P., Garrido, A. y Reyes, A. G. (2008). Dinámica familiar en familias con hijos e hijas. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 10(2), 31-56. Recuperado http://www.redalyc.org/pdf/802/80212387003.pdf
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Pensando Psicología antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.