No Ritmo de um Silêncio : a Música como Produtora de Processos Psicológicos

Artigos originais de pesquisa
Ana Rita Monteiro Ribeiro

Universidade do Porto

Carlos Manuel Gonçalves

Universidade do Porto

Introdução: uma revisão teórica alargada em diversas áreas do saber fez antever a possibilidade de a música poder constituir um dispositivo privilegiado para a compreensão do desenvolvimento de estruturas psicológicas humanas e um motor propulsionador de mudanças.

Objetivo: essa possibilidade permitiu configurar o seguinte objeto de estudo: compreender de que forma a música, enquanto arte, poderá possuir elementos potenciadores do desenvolvimento psicológico e emocional.

Método: assim, desenhou-se um estudo que assumiu uma metodologia quantitativa a fim de avaliar o impacto da formação mu­sical em três processos psicológicos: o processamento empático, a ca­pacidade de diferenciação e a regulação emocional. Administraram-se três instrumentos a uma amostra de 237 sujeitos: o Índice de Rea­tividade Interpessoal, a Escala de Avaliação do Repertório e da Capa­cidade de Diferenciação Emocional, e o Questionário de Regulação Emocional.

Resultados: embora não se tenham verificado diferenças significativas entre ouvintes e performers, o presente estudo permitiu uma compreensão aprofundada sobre a forma como: o género pode determinar o processamento empático e o uso de estratégias adaptati­vas de regulação emocional; a progressão académica pode influenciar a forma de interpretar e agir sobre o meio envolvente.

Conclusão: o envolvimento com a música, seja de que forma for, pode ser, por si só, suficiente para a promoção de determinados processos psicológicos.

Palavras-chave: diferenciação, empatía, ouvinte, performer, regulação emocional
Publicado
2017-10-26
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https://plu.mx/plum/a/?doi=10.16925/pe.v13i22.1989