Ciência aberta e acesso aberto : Uma abordagem conceitual para ética e qualidade da informação
Este artigo de revisão é uma abordagem conceitual sobre ciência aberta, acesso aberto, dados abertos, ética na pesquisa, qualidade da informação e pesquisa aberta, entre outros elementos intimamente relacionados à abordagem de acesso aberto. O método utilizado neste artigo é a pesquisa documental da literatura atualizada sobre o tema e a análise sintética de cada conceito. Conclui-se que esse paradigma de ciência aberta e acesso aberto é um movimento surgido nos anos noventa que se baseia na tecnologia e na interconectividade dos usuários para acessar informações científicas de qualidade. A sociedade em rede é uma organização social na era da tecnologia da informação e das comunicações (tic), onde convivem elementos como conectividade em rede, descentralização, colaboração, acesso à informação, diversidade e evolução, que são características fundamentais. São destacadas as vantagens proporcionadas pelos dados abertos e pela ciência aberta: transparência, participação cidadã, inovação e criatividade e maior eficiência; sem que a ciência aberta e o acesso aberto impliquem na renúncia aos direitos autorais. Não menos importante, a ética e os valores morais de nossa sociedade se aplicam ao acesso aberto e à ciência aberta na medida em que os pesquisadores mantêm a integridade científica, a transparência em seus resultados, o consentimento informado e a não manipulação de dados. Portanto, a ética e o acesso aberto estão intimamente ligados e ambos são indispensáveis na pesquisa.
Adriana del Pilar Sánchez Vargas. Ciencia abierta: elementos conceptuales. Documento de Trabajo Colciencias. 2017. Disponible en: https://cutt.ly/DwWsbDNP
Alejandra Nasser y Concha Gastón. Datos abiertos: un nuevo desafío para los gobiernos de la región. Publicaciones de la Cepal. (2012). Disponible en: https://cutt.ly/ywWsbOKb
Alejandra Nasser, Daniela Rosales. Panorama regional de los datos abiertos: avances y desafíos en América Latina y el Caribe. Publicaciones de la Cepal. (2016). Disponible en: https://cutt.ly/vwWsbW23
Aliett Díaz Lamas, Norma Suárez Suárez, eds. Directrices para políticas de desarrollo y promoción del acceso abierto. Unesco. (2013). Disponible en: https://cutt.ly/6wWsbzmp
Begoña Abad Miguélez. (2016). Investigación social cualitativa y dilemas éticos: de la ética vacía a la ética situada. EMPIRIA. Revista de Metodología de las Ciencias Sociales, núm. 34. Pág. 101-119. Disponible en: https://cutt.ly/SwWsbjwp
Cecilia Rozemblum, Carolina Unzurrunzaga, Guillermo Banzato, Cristian Pucacco. Calidad editorial y calidad científica en los parámetros para inclusión de revistas científicas en bases de datos en Acceso Abierto y comerciales. Palabra Clave (La Plata), vol. 4, núm. 2. 2015. Pág. 64-80. Disponible en: https://cutt.ly/rwWsbaOc
Eduard Aibar Pérez. De la ciencia abierta a la investigación abierta: los vínculos entre la producción colaborativa y la cultura científica en la era de Internet. Coords. Marta Isabel González García, José Antonio López Cerezo. Fronteras de la Ciencia: Hibridaciones. Biblioteca Nueva. (2012). Pág. 21-33. Disponible en: https://cutt.ly/hwWsbt6c
Ernesto Spinak. Acceso abierto e investigaciones cerradas. ¿Quiénes se benefician con el apc? [en línea]. Blog SciELO en Perspectiva. Septiembre 15 de 2022. Disponible en: https://cutt.ly/5wWsbqJC
Jesús Alberto Andrade. Manuel Castells. La sociedad red: una visión global. Enl@ce: Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, núm 7, vol. 1. 2010. Pág. 139-141. Disponible en: https://cutt.ly/NwWsvVtW
José Diego González M. Dosier CERLALC. Acceso Abierto. Publicaciones del Cerlalc. (2018). Disponible en: https://cutt.ly/MwWsvJG2
José Luis López Aguilar. YouTube como herramienta para la construcción de la sociedad del conocimiento. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), vol. 3, núm. 1. Enero-abril 2018. Pág. 1-16. Disponible en: https://doi.org/10.33936/rehuso.v3i1.1225
Juan Pablo Alperin, Dominique Babini, Gustavo Fischman, eds. Indicadores de acceso abierto y comunicaciones académicas en América Latina. Clacso Publicaciones. (2014).
Laura Arnau Sabatés, Josefina Sala Roca. La revisión de la literatura científica: pautas, procedimientos y criterios de calidad. Universitat Autònoma de Barcelona. (2020). Disponible en: https://cutt.ly/CwRATumA
Laura Rovelli, Dominique Babini. Tendencias recientes en las políticas científicas de ciencia abierta y acceso abierto en Iberoamérica. Clacso Publicaciones. (2020).
Lorena Pilloni. ¿De quién es lo que se publica en acceso abierto? [en línea]. Blog AmeliCA. Abril 23 de 2019. Disponible en: https://cutt.ly/KwWsvOQb
Mansilla Canelas. Confidencialidad y privacidad. Ed. Gladys Inés Bustamante Cabrera. Memorias ICYTEC 2022. Congreso Internacional de Innovación, Ciencia y Tecnología. Bolivia. Comité Iberoamericano de Ética y Bioética (2022). Pág. 64-73. Disponible en: https://www.
doi.org/10.55209/CEIibro2
Manuel Castells. La sociedad red: una visión global. Alianza Editorial. (1996).
Manuela Fernández Pinto. ¿Ciencia abierta para intereses privados? La lógica de la ciencia abierta y la comercialización de la investigación. Revista de Economía Institucional, vol. 24, núm. 47. 2022. Pág. 179-201. Disponible en: https://cutt.ly/WwWsvTv8
María Vidal Ledo, Roberto Zayas Mujica, Ileana Regla Alfonso Sánchez. Ciencia abierta. Educación Médica Superior, vol. 32, núm. 4. 2018. Pág. 303-317. Disponible en: https://cutt.ly/FwWsvQIz
Mariutsi Alexandra Osorio-Sanabria, Tamara Alcántara-Concepción, Piedad Lucía Barreto Granada, Astrid Jaime. Tendencias investigativas de acceso abierto en el sector de la educación [ponencia]. Iberian Conference on Information Systems & Technologies-cisti. Sevilla, junio de 2020.
May Portuguez Castro, Marisol Rey Castillo, Marcela Georgina Gómez Zermeño. Estrategias de visibilidad para la producción científica en revistas electrónicas de acceso abierto: revisión sistemática de literatura. Education in the Knowledge Society (EKS), vol. 20. 2009. Disponible en: https://doi.org/10.14201/eks2019_20_a24
Nicolás Alessandroni, Remedios Melero, Rosario Rogel, Claudia Vilches, eds. Manual de capacitación sobre ciencia abierta. Zenodo. (2019). Disponible en: https://zenodo.org/record/2588214
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). Recomendación de la UNESCO sobre la Ciencia Abierta. Unesco. (2021). Disponible en: https://cutt.ly/QwWsvlKu
Paola Andrea Ramírez, Daniel Samoilovich, eds. Ciencia abierta en América Latina. Unesco. (2021). Disponible en: https://cutt.ly/2wmSMFhe
Patricia Bermúdez Arboleda. Acceso abierto, el nuevo paradigma de la sociedad de la información. Coord. Filiberto Felipe Martínez Arellano. Acceso abierto a la información en las bibliotecas académicas de América Latina y el Caribe. Flacso Publicaciones. (2011). Pág. 121-135.
Peter Suber. Acceso abierto (Trad. Remedios Melero). Universidad Autónoma del Estado de México. (2015). Disponible en: https://cutt.ly/NwWslBI3
Pilar Rico Castro. La ciencia abierta: importancia, conceptos, métodos y estrategias, avances y desafío [en línea]. Conferencia del Consejo Superior Universitario Centroamericano-csuca. Abril 19 de 2023. Disponible en: https://fb.watch/kDm5-dz1FW/
Sergio Tobón, Clara Eugenia Guzmán, José Silvano Hernández, Sergio Cardona. Sociedad del conocimiento: estudio documental desde una perspectiva humanista y compleja. Paradigma, vol. 36, núm. 2. Diciembre 2015. Pág. 7-36. Disponible en: https://cutt.ly/6wWsv0ZW
María Vidal Ledo, Roberto Zayas Mujica, Ileana Regla Alfonso Sánchez. Ciencia abierta. Educación Médica Superior, vol. 32, núm. 4. 2018. Pág. 303-317. Disponible en: https://cutt.ly/FwWsvQIz
Mariutsi Alexandra Osorio-Sanabria, Tamara Alcántara-Concepción, Piedad Lucía Barreto Granada, Astrid Jaime. Tendencias investigativas de acceso abierto en el sector de la educación [ponencia]. Iberian Conference on Information Systems & Technologies-cisti. Sevilla, junio de 2020.
May Portuguez Castro, Marisol Rey Castillo, Marcela Georgina Gómez Zermeño. Estrategias de visibilidad para la producción científica en revistas electrónicas de acceso abierto: revisión sistemática de literatura. Education in the Knowledge Society (EKS), vol. 20. 2009. Disponible en: https://doi.org/10.14201/eks2019_20_a24
Nicolás Alessandroni, Remedios Melero, Rosario Rogel, Claudia Vilches, eds. Manual de capacitación sobre ciencia abierta. Zenodo. (2019). Disponible en: https://zenodo.org/record/2588214
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). Recomendación de la UNESCO sobre la Ciencia Abierta. Unesco. (2021). Disponible en: https://cutt.ly/QwWsvlKu
Paola Andrea Ramírez, Daniel Samoilovich, eds. Ciencia abierta en América Latina. Unesco. (2021). Disponible en: https://cutt.ly/2wmSMFhe
Patricia Bermúdez Arboleda. Acceso abierto, el nuevo paradigma de la sociedad de la información. Coord. Filiberto Felipe Martínez Arellano. Acceso abierto a la información en las bibliotecas académicas de América Latina y el Caribe. Flacso Publicaciones. (2011). Pág. 121-135.
Peter Suber. Acceso abierto (Trad. Remedios Melero). Universidad Autónoma del Estado de México. (2015). Disponible en: https://cutt.ly/NwWslBI3
Pilar Rico Castro. La ciencia abierta: importancia, conceptos, métodos y estrategias, avances y desafío [en línea]. Conferencia del Consejo Superior Universitario Centroamericano-csuca. Abril 19 de 2023. Disponible en: https://fb.watch/kDm5-dz1FW/
Sergio Tobón, Clara Eugenia Guzmán, José Silvano Hernández, Sergio Cardona. Sociedad del conocimiento: estudio documental desde una perspectiva humanista y compleja. Paradigma, vol. 36, núm. 2. Diciembre 2015. Pág. 7-36. Disponible en: https://cutt.ly/6wWsv0ZW
Tránsito Ferreras Fernández, José Antonio Merlo Vega. Repositorios de acceso abierto: un nuevo modelo de comunicación científica. La Revista de la Sociedad orl clcr en el repositorio Gredos. Revista de la Sociedad Otorrinolaringológica de Castilla y León, Cantabria y La Rioja, vol. 6, núm. 12. 2015. Pág. 94-113. Disponible en: https://cutt.ly/owRAWxZs
Copyright (c) 2023 DIXI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista DIXI antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.