Significados e significados do consumo : A construção comunicacional do consumo no domínio da Economia Social e Solidária
Para a Economia Social e Solidária, o consumo constitui um espaço de disputa, que se resolve principalmente através da comunicação e ocorre no quadro de uma luta mais ampla na ordem da cultura. Os estudos sobre esse consumo representam uma contribuição para o conhecimento dessa área, estabelecendo diálogos e pontos de contato com outros saberes e disciplinas. Este artigo inter-relaciona a Economia Social e Solidária, a comunicação, a cultura e o consumo, e assenta em linhas de exploração complementares: entrevistas a consumidores, referências da área, comunicadores das entidades, especialistas em comunicação e em consumo, a análise da comunicação digital de organizações de marketing e consumo em Buenos Aires e fontes bibliográficas. O trabalho propõe um percurso pelos nomes que servem para nomear e adjetivar as práticas de consumo neste quadro, seus significados e as possíveis implicações em termos comunicacionais e culturais.
Álvarez Cantalapiedra, S. (2007). Consumo y ciudadanía: de la responsabilidad individual al debate público. Papeles, (99), 103-111.
Bauman, Z. (2007). Vida de consumo. Fondo de Cultura Económica.
Bianchi, E., Ferreyra, S., & Kosiak de Gesualdo, G. (2014). Consumo responsable. Diagnóstico y análisis comparativo en la Argentina y Uruguay. Escritos Contables y de Administración, 4(1), 43-79. https://doi.org/10.52292/j.eca.2013.280
Caro Almera, A. (2010). Comprender la publicidad. Trípodos.
Castro, N., & Villadiego, L. (2021). Carro de combate. Consumir es un acto político. Capital Intelectual.
Coraggio, J. (2016). La Economía Social y Solidaria (ESS): niveles y alcances de acción de sus actores. En C. Puig (Coord.), Economía Social y Solidaria: conceptos, prácticas y políticas públicas (pp. 67-80). Hegoa - Universidad del País Vasco.
Cornu, L. (2002). Responsabilidad, experiencia, confianza. En G. Frigerio (Comp.), Educar: Rasgos filosóficos para una identidad (pp. 149-165). Santillana.
Denzin, N. (2009). From the Foreword. En S. Sandlin & P. McLare (Eds.), Critical pedagogies of consumption: living and learning in the shadow of the “Shopocalypse” (pp. ix-xii). Routledge.
Dziencielsky, V. (2016). Comercialización y consumo de alimentos en la Economía Social y Solidaria: sistematización de tres experiencias en la Ciudad de Buenos Aires [Tesis de maestría, Universidad Nacional de San Martín].
Fernández Miranda, R. (2015). Interpelar la ideología del consumismo. Reflexiones sobre consumismo, publicidad y retos de la Economía Social y Solidaria. Revista Idelcoop, (216), 27-45.
Fernández Miranda, R. (2017). Organizaciones, ciudadanía, Estado y consumo. Otro modelo de consumo: reflexiones sobre líneas de acción de la ESS en un marco neoliberal. En M. Caracciolo (Coord.), Economía Social y Solidaria en un escenario neoliberal: algunos retos y perspectivas (pp. 67-78). Ceur Conicet.
Fernández Miranda, R. (2020). Cuatro pilares para el funcionamiento de procesos colectivos. Apuntes sobre gobierno, autorregulación, gestión y relaciones en organizaciones de la Economía Social y Solidaria. Revista Otra Economía, 13(24), 25-45.
Fernández Miranda, R. (2021a). Diálogos entre la antropología, las ciencias sociales y el consumo solidario para aprovisionamiento. Un análisis del Área Metropolitana de Buenos Aires. Divulgatio Perfiles Académicos de Posgrado, 6(16), 148-166. https://doi.org/10.48160/25913530di16.175
Fernández Miranda, R. (2021b). La comunicación en una batalla cultural por el consumo. Antagonismos y disputa de sentidos entre la publicidad y la comunicación solidaria en Argentina. Revista Idelcoop, (234), 13-29.
Fernández Miranda, R. (2022). Comunicación y consumo solidario en el territorio digital: análisis de la comunicación digital de las comercializadoras solidarias en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Revista Cooperativismo y Desarrollo, 30(124), 1-24.
Gaiger, L. (2007). La economía solidaria y el capitalismo en la perspectiva de las transiciones históricas. En J. Coraggio (Org.), La economía social desde la periferia. Contribuciones latinoamericanas (pp. 47-67). Altamira.
García, D. (2017). De productores, consumidores y mediadores: el desarrollo antropológico de un mercado territorial de hortalizas en el AMBA norte. Divulgatio Perfiles Académicos de Posgrado, 1(3), 78-95. https://doi.org/10.48160/25913530di03.34
Guerra, P. (2006). La economía de la solidaridad. O la vuelta de los valores sociales a la economía. Revista Umbrales, (168), 1-7.
Guerra, P. (2007). ¿Cómo denominar a las experiencias económicas solidarias basadas en el trabajo? Diálogo entre académicos latinoamericanos acerca de la polémica conceptual. Revista Otra Economía, (1), 21-27.
Guerra, P. (2010). La economía solidaria en Latinoamérica. Revista Papeles de Relaciones Ecosociales y Cambio Global, (110), 67-76.
Guerra, P. (2012). Miradas globales para otra economía. Setem.
Herranz de la Casa, J. (2007). La gestión de la comunicación en las organizaciones no lucrativas como estrategia para normalizar la discapacidad y el ocio. Comunicación e Discapacidades, 149-165.
Herranz de la Casa, J. (2010). Comunicar la economía social: cómo difundir otra forma de emprender. Icade Revista Cuatrimestral de las Facultades de Derecho y Ciencias Económicas y Empresariales, (80), 303-318.
Isaía, W., Limas, M., & Barrientos, M. (2022). ¿Qué le puede aportar la comunicación a la economía social? En VV.AA., Por una construcción colectiva. Comunicación para la organización y la economía comunitaria (pp. 57-68). Huvaití Ediciones.
Jhally, S. (1987). The codes of advertising. Fetichism and political economy of meaning in the consumer society. Frances Pinter.
Jiménez, J. (2016). Movimiento de Economía Social y Solidaria de Ecuador. Circuitos económicos solidarios interculturales. Revista de la Academia, 21, 101-129. https://doi.org/10.25074/0196318.0.58
Jiménez Gómez, I., & Olcina Alvarado, M. (2017). Manual de comunicación para la ciudadanía organizada. Libros en Acción.
Laborda, V. (2019). La comunicación y su impacto en el desarrollo del sector cooperativo. Revista Identidad Cooperativa, (103).
Laborda, V. (2018). Mapa del consumo multirecíproco en el AMBA: una cartografía inclusiva y sostenible. X Encuentro Latinoamericano de Investigadores en Cooperativismo: “las cooperativas como constructoras de inclusión”. Facultad de Ciencias Económicas, Universidad de Buenos Aires, 2 y 3 de agosto de 2018.
Lema-Blanco, I., Muñóz-Cantero, J., & García-Mira, R. (2021). Procesos de aprendizaje en las iniciativas de consumo sostenible. Un estudio cualitativo de la Red Gallega de Consumo Consciente y Responsable. Congreso Internacional SIPS 2021 Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: construyendo la transición ecológica. Lugo.
Lipovetsky, G. (2010). La felicidad paradójica. Ensayo sobre la sociedad del hiperconsumo. Anagrama.
Lledó Cunill, E. (2013). Cambio lingüístico y prensa. Problemas, recursos y perspectivas. Laertes.
Mance, E. (2004). Consumo solidario. En A. Cattani (Coord.), La otra economía (pp. 67-80). Universidad Nacional de General Sarmiento, Fundación Osde y Altamira.
Martínez, F. (2009). La comunicación, reto de las organizaciones de la Economía Social. Tecnología, Gerencia y Educación, 9(17), 29-40.
Meana Suárez, T. (2006). Sexismo en el lenguaje: apuntes básicos. Mujeres en Red. Recuperado el 15 de marzo de 2023, de https://www.mujeresenred.net/
Mejía Gil, M. (2022). Consumo responsable: de la teoría a la práctica. En Y. Muñoz & J. Sanclemente Téllez (Coords.), Marketing social: un enfoque latinoamericano (pp. 45-62). Editorial Universidad EAFIT.
Melo Lisboa, A. (2004). Mercado solidario. En A. Cattani (Org.), La otra economía (pp. 81-95). Altamira, Fundación Osde y Universidad Nacional de General Sarmiento.
Melo Lisboa, A. (2013). Socioeconomía solidaria. Marco conceptual latinoamericano. Documentos de Investigación.
Miño, M. (2018). Revisar prácticas, promover nuevas realidades. Reflexiones sobre la sostenibilidad de la producción y el consumo desde el cooperativismo. Revista Idelcoop, (226), 13-26.
Miño, M. (2020). Mercados solidarios frente a la concentración en la producción y la comercialización de alimentos en las sociedades de consumo. Una mirada desde el Estado y las organizaciones [Tesis de maestría, Universidad de Buenos Aires].
Miño, M. (2022). Enlaces y reciprocidades en la comercialización solidaria: conformación del sector en diálogo con la política pública. Otra Economía, 15(27), 143-161.
Nos Aldás, E. (2007). Lenguaje publicitario y discursos solidarios. Eficacia publicitaria, ¿eficacia cultural? Icaria Editorial.
Nos Aldás, E., Iranzo, A., & Farné, A. (2012). La eficacia cultural de la comunicación de las ONGD: los discursos de los movimientos sociales actuales como revisión. CIC Cuadernos de Información y Comunicación, 17, 209-237. http://dx.doi.org/10.5209/rev_CIYC.2012.v17.39265
Oreggioni Marichal, W., & Carámbula Pareja, M. (2019). ¿Otro consumo es posible? La experiencia de grupos consumidores y su vínculo con los productores agroecológicos en Uruguay. Revista Nera, 50, 152-172. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.6180
Palacio-Navarro, J., Marroquín-Ciendúa, F., & Bohórquez-Lazdhaluz, R. (2021). Campañas sociales para incentivar el consumo responsable de ropa: estudio cualitativo con estudiantes universitarios. Communication & Society, 34(3), 153-169. https://doi.org/10.15581/003.34.3.153-169
Taricco, J. (2016). Cooperativismo, jóvenes y educación. Programa de Cooperativismo y Economía Social en la Universidad. Editorial UBP.
Vargas-Licona, G., Chávez-Flores, D., & Hernández-Flores, S. (2023). Econciencia: es hora de iniciar, actívate por un consumo responsable menos basura. Uno Sapiens, 5(10), 1-4.
Copyright (c) 2024 Cooperativismo & Desarrollo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.