Percepção da criação de uma trading agropecuária em Mosquera, Colômbia
O objetivo da pesquisa é avaliar as estratégias de marketing de pequenos e médios empresários agrícolas na área de abrangência do Centro de Biotecnologia Agropecuária (CBA) de Mosquera, Cundinamarca, do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA). Assim, o estudo de abordagem quantitativa atinge um nível descritivo transversal. Como técnica, utiliza-se a pesquisa por meio de um questionário com itens para quatro variáveis: perfil do gestor, percepção do marketeiro, estratégias de marketing e gestão do lucro. Uma vez analisada a informação, verifica-se que os gestores de PMEs agrícolas gostariam de ser parte ativa de um comerciante de gado para a distribuição e transferência de tecnologia de produtos com apoio e associatividade. Conclui-se que a criação de um comerciante de gado com liderança estratégica na comercialização de produtos agrícolas planeja afetar positivamente o bem-estar das comunidades do município de Mosquera por meio de maiores benefícios econômicos, sociais e culturais organizacionais das PMEs em atividades como economia de tempo e recursos financeiros para marketing e inovação no design de seus produtos.
Acevedo González, G. A. y Sánchez Caicedo, Y. J. (2021). Formas asociativas sin ánimo de lucro más convenientes para desarrollar agronegocios en el Departamento de Antioquia. Cooperativismo & Desarrollo, 29(120), 1–22. https://doi.org/10.16925/2382-4220.2021.02.05
Arias Salazar, C. (2019). El proceso de comercialización de productos en cooperativas agropecuarias del municipio Bayamo. Principales factores que limitan su funcionamiento. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 7(3), 1-28.
Andrade, G. (2017). Mercado de productos agropecuarios: guía para priorización y diagnóstico. Bogotá.
Bernal, C. (2010). Metodología de la Investigación. Pearson.
Bijman, J. y Mwanika, F. (2015). Módulo 4. Mercadeo y comercialización cooperativa. Mycoop, Colombia. https://bit.ly/3SPFt14
Córdoba-Vega, J. y Naranjo-Valencia, J. (2017). Incidencia de la Inversión en Innovación en las Ventas de Productos Innovadores. Evidencia Empírica en Empresas Manufactureras de Colombia. Información tecnológica, 28(2), 153-166.
Cruz, F., Mera C., y Lechuga, J. (2019). Evaluación de estrategias de emprendimiento sostenible e innovación implementadas en las unidades productivas del SENA, Centro Industrial y Desarrollo Empresarial de Soacha-Cundinamarca-Colombia. Tendencias, 20(1), 183-202.
Departamento de Planeación Nacional Colombia (DNP). (2014). Misión para la Transformación del Campo (Documento Técnico).
Ehie, I. C. & Olibe, K. (2010). The effect of R&D investment on firm value: An examination of US manufacturing and service industries. International Journal of Production Economics, 128(1),127–135. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2010.06.005
Espinel, C. (2019). Agronit (asociación agropecuaria de productores y comercializadores): un proceso organizativo para el desarrollo rural en Boyacá. Desarrollo, Economía y Sociedad, 8(1), 46-65. https://doi.org/10.38017/23228040.721
Gil León, J., Cruz Vásquez, J. y Lemus Vergara, A. (2018). Desempeño financiero empresarial del sector agropecuario: un análisis comparativo entre Colombia y Brasil 2011-2015. Revista EAN, (84), 109-131. https://doi.org/10.21158/01208160.n84.2018.1920
Guerra, G., Aguilar, A., Cabral, A., Alvarado, L., Alvarado, T., Arras, A. y Moreno, S. (2011). El papel del administrador de agronegocios en la seguridad alimentaria. Quinta Época, 15(28), 616-623.
Gutiérrez, S. (2020). ¿A cuánto deben llegar los ingresos personales anuales de los productores agropecuarios? Revista Cubana de Finanzas y Precios, 4 (3), 72-81.
Gutiérrez, S. (2018). Propuesta de indicador objetivo para evaluar los precios formados por el método de gastos en el sector agropecuario. Revista Cubana de Finanzas y Precios, 2(4), 24-36.
Forero, M. y Giraldo, J. (2017). Caracterización del sector ganadero de la sabana de occidente (Tesis Pregrado, Universidad de Cundinamarca). Archivo Digital. https://bit.ly/3JqQIIW
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. Mc-GrawHill.
Hurtado, J. (2010). Guía para la comprensión holística de la ciencia. Fundación Sypal.
Jordán-Pantoja, A. y Téllez Villardi, K. L. (2019). Entorno legal de la comercialización de productos agropecuarios. Revista Granmense de Desarrollo Local, 3(2), 60-71.
Levy, D., Snir, A., Gotler, A. & Chen, H. (2020). Not All Price Endings Are Created Equal: Price Points and Asymmetric Price Rigidity. Journal of Monetary Economics, 110, 33–49. https://doi.org/10.1016/j.jmoneco.2019.01.005
Levy, M., Grewal, D., Kopalle, P. & Hess, J. (2004). Keys to Profitable Retail Pricing. Journal of Retailing, 80(3), 13-21.
Lechuga, J., Cruz, F., y Cazallo, A. (2018). Grupos de interés en la estrategia de responsabilidad social corporativa de organizaciones. En C. Pedraza Reyes, N. Cantillo Campo, y J. García Guiliany (Eds.). Sustentabilidad en las organizaciones. Acciones y perspectivas del presente con visión de futuro (pp. 69-94). Ediciones Universidad Simón Bolívar.
Lim, J. N.; Schultmann, F. & Ofori, G. (2010). Tailoring competitive advantages derived from innovation to the needs of construction firms. Journal of
Construction Engineering and Management, 136(5), 568–580. https://doi.org/10.1061/(ASCE)CO.1943-7862.0000151
Martínez, M., Martínez, N. y Jiménez, A. (2008). Análisis de las estrategias de precios en el comercio minorista en España: evidencias en el sector de productos de gran consumo e implicaciones para la gestión comercial. Revista Estudios Sobre Consumo, 84, 19–29.
Moreno, M. (2020). La dirección de las empresas agropecuarias. Análisis de los trabajadores asalariados que dirigen explotaciones de diverso perfil en la provincia de Buenos Aires. Estudios Rurales, 10(19), 1-16.
Nova, A. (2010). La cadena comercializadora en el sector agropecuario cubano. Espacio Laical, 2, 81-84. https://bit.ly/3ZCTlhu
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). (s.f.). Recomendación del consejo de la OCDE relativa a los lineamientos para la protección al consumidor en el contexto del comercio electrónico. Autor.
Organización Mundial para la Agricultura y Alimentación (FAO). (2020). Producción pecuaria en América Latina y el Caribe. http://www.fao.org/americas/prioridades/produccion-pecuaria/es/
Ray, S., Snir, A. & Levy, D. (2021). Retail Pricing Format and Rigidity of Regular Prices, Munich Personal RePEc Archive, 1-23. https://mpra.ub.uni-muenchen.de/110818/
Pérez, E. (2018). Aplicación e innovación de tecnologías agropecuarias en sistemas de producción en el departamento de Jinotega (Tesis de Maestría, Universidad Nacional Agraria). Archivo Digital.
Perdigón Llanes, R. (2020). Estrategia digital para fortalecer la gestión comercial de las cooperativas agropecuarias cubanas. Revista de Cooperativismo y Desarrollo, 8(1), 33-44.
Pozo, A., Ramos, E. y Vergara, R. (2017). Dirección y control de las actividades económicas de las cooperativas agropecuarias. Revista de Cooperativismo y Desarrollo, 5(1), 60-73. http://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/148
Prado, Á. (2012). Protocolo y Módulo del curso Comercio y distribución internacional. UNAD.
Rizo, M., Villa, B., Vuelta, D. y Vargas, B. (2017). Estrategias de comercialización para la gestión de ventas en el mercado agropecuario estatal Ferreiro de Santiago de Cuba. Ciencia en su PC, 4, 91-102.
Sánchez, J. (2017). Mercado de productos agrícolas ecológicos en Colombia. Suma de Negocios, 8(18), 156-163.
Sánchez, K., Herrera, J., Martínez, M. y Pérez, L. (2018). Aplicación móvil como estrategia para la comercialización de productos agropecuarios. Respuestas, 23(1), 13-18.
Silva, J., Mesa, J. y Zuleta, P. (2017). Método integral para la gestión de la producción de lechería especializada, en el trópico alto cundinamarqués, SENA Centro de Biotecnología Agropecuaria (CBA) de Mosquera Propuesta de Cuadro de Mando Integral. Siembra CBA, 1(1), 57 – 63.
Snir, A. & Levy, D. (2021). If You Think 9-Ending Prices Are Low, Think Again. Journal of the Association for Consumer Research, 6(1), 33–47.
Superintendencia Industria y Comercio. (2020). ¿Qué se puede registrar como una marca? https://www.sic.gov.co/node/78
Universidad Santo Tomás (s.f.). Acercamiento al comercio electrónico. Apuntes de clase E-Commerce. Bucaramanga (Colombia).
Valencia, K., Duana, D. y Hernández, T. (2017). Estudio del mercado de papaya mexicana: un análisis de su competitividad (2001-2015). Suma de negocios, 8, 131–139.
Wu, T. W. L. W. y Gómez, J. (2020). El rol del administrador y la importancia del desarrollo sostenible en las organizaciones. Saber, Ciencia y Libertad, 13, 137-144. https://www.redalyc.org/pdf/3607/360733603004.pdf
Copyright (c) 2023 Cooperativismo & Desarrollo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.