Consumidores e consumo de produtos agroecológicos nos integrantes da Rede de Mercados Agroecológicos de Bogotá, Região - RMABR
Doctora en Recursos naturales y gestión sostenible, profesora titular programa de Ingeniería Agroecológica. Corporación Universitaria Minuto de Dios UNIMINUTO sede principal, Bogotá, Colombia
email: achaparro@uniminuto.edu.co
Programa de Ingeniería Agroecológica. Corporación Universitaria Minuto de Dios UNIMINUTO sede principal, Bogotá, Colombia.
email: lfrancochoc@uniminuto.edu.co
Os indicadores de sustentabilidade mais fracos da Rede de Mercados Agroecológicos de Bogotá, Região, para 2016 e 2017, foram o número de consumidores e vendas. Portanto, esta pesquisa buscou caracterizar consumidores e consumo na RMABR e gerar estratégias assertivas de comunicação, educação e marketing. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de foco misto, para a qual uma pesquisa com 26 perguntas foi aplicada através de um formulário do Google, entre 16 de abril e 17 de maio de 2018. A amostra total foi de 149 consumidores ( 80% de confiabilidade, 5% de erro). A análise dos resultados foi realizada por meio de estatística descritiva e comparação com outros estudos. A principal motivação para a compra identificada é a saúde, enquanto a razão para não comprar é o preço, embora exista uma disposição para pagar um prêmio de 10%. Os produtos favoritos são cereais, frutas e vegetais, as frequências de compra preferidas são semanais e quinzenais, diretamente dos produtores e das feiras, com uma faixa maioritária de menos de 100.000 a 300.000 pesos. Esses estudos não são comuns em agroecologia, 16 estudos semelhantes foram identificados para produtos orgânicos, mas apenas um para produtos agroecológicos.
Andrade, D., y Flores, M. (2008). Consumo de alimentos orgánicos/agroecológicos en los hogares
ecuatorianos. Quito, Ecuador: Veco.
Arroyave, C. (2015). Tendencias de producción y consumo ecológico en Antioquia. Medellín,
Colombia: Universidad de Medellín Maestría en Mercadeo .
Aschemann-Witzel, J., and Zielke, S. (2015). Can’t Buy Me Green? A Review of Consumer Perceptions
of and Behavior Toward the Price of Organic Food. 1-41.
Astier, M., Masera, O., y Galván - Miyoshi, Y. (2008). Evaluación de sustentabilidad. Un enfoque dinámico
y multidimencional. Valencia, España: SEAE/CIGA/ECOSUR/CIEco /UNAM/GIRA/
Mundiprensa /Fundación Instituto de.
Ávila-Romero, A. (2018). Hacia un diálogo de alternativas entre la economía solidaria y la economía
social: el buen vivir como horizonte descolonial. Cooperativismo y Desarrollo, 25(112). doi:
https://doi.org/10.16925/co.v25i112.2033, 78-92.
Borrás, V. (2007). Las desigualdades en el consumo a través del género.
Ceccon, E. (2008). La revolución verde tragedia en dos actos. Ciencias, 1(91), 21-29.
Chaparro, A., y Calle, A. (2017). Peasant Economy Sustainability in Peasant Markets, Colombia.
Agroecology and Sustainable Food Systems, 41(2), 204-225.
Chaparro, A., y Naranjo, S. (2018). Cartilla. Sistema Participativo de Garantías. Red de Mercados
Agroecológicos de Bogotá Región. Bogotá, Colombia: RMABR.
Chaparro-Africano, A. M. (2019). Toward generating sustainability indicators for agroecological markets.
Agroecology and sustainable food systems, 43(1). doi: 10.1080/21683565.2019.1566192,
-66.
Codex Alimentarius, y FAO. (2005). Alimentos producidos orgánicamente, segunda edición. Roma:
FAO.
Daly, H. (1991). Elements of environmental macroeconomics. En R. Costanza, Ecological
Economics:the Science and Management of Sustainability. (pp. 32-46). New York: Columbia
University Press.
DANE. (2010). Boletín Censo general 2005. Bogotá, Colombia.
DANE. (2018). Encuesta Nacional de Presupuestos de los Hogares (ENPH). Bogotá, Colombia.
EcoLogical. (2018). El sector ecológico en España 2018. España: EcoLogical.
El Tiempo. (21 de 03 de 2018). El Tiempo. Recuperado de https://www.eltiempo.com/colombia/
otras-ciudades/conozca-cuales-son-las-redes-sociales-que-mas-usan-en-su-region-196158
El Tiempo. (16 de 02 de 2018). El Tiempo. Recuperado de https://www.eltiempo.com/bogota/
razones-por-las-que-el-trafico-en-bogota-es-caotico-183678
Escobar-Moreno, N., Gil, A., y Restrepo, A. (2015). Caracterización preliminar del consumidor verde
antioqueño: El caso de los consumidores del Valle de Aburrá. Revista de la escuela de administración
de negocios, 92-107.
Expansión. (2016). Expansión. Recuperado de http://www.expansion.com/emprendedores-empleo/
empleo/2016/11/09/58231dae468aebc1048b46a9.html
FENALCE. (2018). FENALCE. Recuperado de http://www.fenalce.org/alfa/dat_particular/ar/ar_66
_q_APR_2018_B__Noviembre.pdf
FIBL e IFOAM - Organics International. (2019). The world of organic agriculture. Statistics and emerging
trends 2019. Suiza: IFOAM. Recuperado de http://www.organic-world.net/yearbook/
yearbook-2017.html
Gentile, N., y Rodríguez, E. (2002). El mercado argentino de los alimentos orgánicos. Faces, 7(13),
-41.
Henryks, J., Cookse, R., and Wright, V. (2014). Organic Food at the Point of Purchase: Understanding
Inconsistency in Consumer Choice Patterns. Journal of Food Products Marketing, 20(5),
-475.
Herrera, C. (2008). Las decisiones de consumo de la mujer en Colombia. Málaga: Observatorio de la
Economía Latinoamericana. Recuperado de http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/co/08/
chm4.htm
Higuchi, A. (2015). Characteristics of Consumers of Organic Products and the Increase in the Supply
of These Products in Metropolitan Lima, Peru. Centro de Investigación de la Universidad del
Pacífico, 57-89.
Hinton, E., and Godman, M. (2009). Sustainable consumption: developments, considerations
and new directions. En M. R. Redclift, and G. Woodgate, The International Handbook of
Environmental Sociology, (Second Edition), (pp. 245-261). London: Edward Elgar .
Hosseinnezhad, F. (2017). Women and the Environment: Ecofeministic Approach to Environmental
Attitudes and. European Journal of Sustainable Development Research, 1(1), 4, 1-7.
Ipsos Insight. (2008). Consumo de alimentos ecológicos en Andalucía. Andalucía: Junta de Andalucía.
Kranjac, M., Vapa-Tankosić, J., and Knežević, M. (2017). Profile of organic consumers. Economics of
Agriculture, 64(2), 497-514.
Krishna, R., and Balasubramanian, P. (2018). The Significance of Factors Influencing Consumer
Behaviour towards Organic Food Products in Kochi. International Journal of Pure and Applied
Mathematics,119(12). Available: http://www.ijpam.eu Special Issue, 2641-2665.
Kröger, M., and Schäfer, M. (2014). Between Ideals and Reality: Development and Implementation
of Fairness Standards in the Organic Food Sector. Journal of Agricultural and Environmental
Ethics, 43-63.
León, L. (2017). Hábitos, estilos de vida, y prácticas de consumo de alimentos saludables en jóvenes
universitarios de Bogotá. Bogotá: Universidad Santo Tomás.
León-Sicard, T., Sánchez de Prager, M., Rojas, L. J., Ortiz, J. C., Bermúdez, J. A., Acevedo Osorio, A.,
y Angarita Leiton, A. (2015). Hacia una historia de la agroecología en Colombia. Agroecología,
(2), 39-53.
Maldonado, B., Rivas, L., Molina, D., y Flores, J. (2007). Análisis de los modelos del marketing ambiental.
Universidad Empresa (Colombia), 6(12), 20-38.
Martín, J. F. (2005). Los factores definitorios de los grandes grupos de edad de la población: tipos,
subgrupos y umbrales. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, IX(190).
Martínez, C. (2016). Consumo de alimentos orgánicos en Colombia: una cultura. Especialización en
Alta Gerencia. Cajicá: Universidad Militar Nueva Granada.
Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural - MADR. (2006). Resolución 187 . Bogotá: MADR.
Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural - MADR. (2017). Resolución 464. Bogotá: Ministerio de
Agricultura y Desarrollo Rural.
Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural. (2018). Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural.
Recuperado de https://www.minagricultura.gov.co/tramites-servicios/Documents/Lista_
de_Operadores_Ecologicos_141218.pdf
Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible. (2018). Resolución 1407 de 2018. Ministerio de
Ambiente y Desarrollo Sostenible: Bogotá.
Muhammad, S., Fathelrahman, E., and Ullah, R. (2016). The Significance of Consumer’s Awareness
about Organic Food Products in the United Arab Emirates. Department of Agribusiness and
Consumer Sciences, College of Food and Agriculture, United Arab Emirates University.
Ortiz, D., y Florez, M. (2008). Consumo de productos orgánicos/agroecológicos en los hogares ecuatorianos.
Ecuador: VECO- Ecuador .
Prada, A. (Agosto de 2017). Consumo agroecológico en Colombia ¿Quiénes se están alimentando
sano en el país?
Raigón, M. (2008). Alimentos ecológicos calidad y salud. Andalucia, España: JUNTA DE ANDALUCÍA.
Consejería de Agricultura y Pesca. Sociedad Española de Agricultura Ecológica (SEAE).
Restrepo, J., Borja, E., Muñoz, O., y Restrepo, D. (2015). Producción orgánica y su impacto en el
desarrollo economico del sector rural Colombiano. Agora, Revista virtual de estudiantes, 2.,
-66.
RMABR. (2019). Red de mercados agroecológogicos Bogotá región. Recuperado de http://redmercadosagroecologicosbogota.
co/home/participa/
Rödiger, M., and Hamm, U. (2015). How are organic food prices affecting consumer behaviour? A
review. ELSEVIER.
Rosset, P., y Martínez, M. (2016). Agroecología, territorio, recampesinización y movimientos sociales.
Estudios Sociales. Revista de investigación científica, 25(47), 275-299.
Sagástegui, D. (2004). Una apuesta por la cultura: el aprendizaje situado. Revista Electrónica
Sinéctica, 24, 30-39.
Sánchez, J. (2017). Mercado de productos agrícolas ecológicos en Colombia. Suma de negocios,
, 156–163.
SENA. (2017). Clasificación nacional de ocupaciones Versión 2017. Bogotá: SENA.
Sevilla-Guzmán, E. (2006). De la sociología rural a la agroecología. Madrid: Icaria.
Storstad, O., y Bjørkhaug, H. (2003). Foundations of production and consumption of organic food
in Norway: Norway: Common attitudes among farmers and consumers? Agriculture and
Human Values, 20(2), 151-163.
Vargas, N., y Valencia, M. (2015). Caracterización del perfil de compra de productos verdes del género
femenino en la ciudad de Bogotá. Bogotá: Colegio de Estudios Superiores de Administración
–CESA Maestría Dirección de Marketing.
Vietoris, V., Kozelová, D., Mellen, M., Chreneková, M., Potclan, J., Fikselová, M., Horská, E. (2016).
Analysis of Consumer Preferences at Organic Food Purchase in Romania. Pol. J. Food Nutr.
Sci., 66(2). doi: 10.1515/pjfns-2015-0028, 139–146.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.