Condições de trabalho dignas e boas condições de vida para o pleno desenvolvimento das capacidades dos trabalhadores colombianos
Doutor em Ciências Econômicas, mestre em inteligência econômica e administrador de empresas.
email: avargasp@unimagdalena.edu.co
Mestre em Estudos e Gestão do Desenvolvimento.
email: dcruz14@unisalle.edu.co
Mestre em Estudos e Gestão do Desenvolvimento.
email: lleon08@unisalle.edu.co
O artigo levanta a possibilidade de implementar o conceito de bem viver em condições dignas de trabalho para o pleno desenvolvimento das capacidades dos trabalhadores na Colômbia. Por meio de uma metodologia fenomenológica, foram encontrados três resultados principais. Mostra-se que não é possível implementar o bem viver, pois não há condições de trabalho dignas para o pleno desenvolvimento das capacidades dos trabalhadores colombianos. A descrição das atuais condições de trabalho do trabalhador mostra que não é possível implementar o bem viver para o desenvolvimento de competências porque mais tempo é dedicado à produção de renda e outros princípios que compõem o bem viver são ignorados, como filiação e harmonia com os outros. No entanto, há evidências da necessidade de configurar profundas transformações nas condições de trabalho da sociedade colombiana que incluam a real execução das abordagens do trabalho decente e digno no marco do bem viver para o pleno desenvolvimento das capacidades.
Banco de la República de Colombia. (s.f.). PIB y PNB. Recuperado el 2018, de Enciclopedia: http://enciclopedia.banrepcultural.org/index.php?title=PIB_y_PNB
Camacho, C., & Roldan, J. (2013). Bases para la construcción de la política pública de trabajo decente en Bogotá. Bogotá: Secretaría Distrital de Desarrollo Económico y Escuela Nacional Sindical. Recuperado el 2018, de http://observatorio.desarrolloeconomico.gov.co/directorio/documentosPortal/libro2web.pdf
Carvajal Burbano, A. (2009). ¿Modelos alternativos de desarrollo o modelos alternativos al desarrollo? Prospectiva(14), 237-254. Recuperado el 2018, de http://bibliotecadigital.univalle.edu.co:8080/bitstream/10893/1137/7/Prospectiva%2C%2014%202009%20237-254%20Modelos%20alternativos.pdf
Castro Guiza, O. (2013). Nivel de cumplimiento en materia de trabajo decente en Colombia. Revista Internacional y Comparada de Relaciones Laborales y Derecho del Empleo, 1(2), 1-25.
Cejudo Córdoba, R. (2006). Desarrollo humano y capacidades.Aplicaciones de la teoría de las capacidades de Amartya Sen a la educación. Revista Española de Pedagogía, 64 (234), 365-380. Recuperado el 2018, de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2083128.pdf.
Chamizo, J. (2006). Sobre historia, problemas y competencias. Resoldre problems per aprendre. EINES, unitat d’innovació docent en educació superior. Barcelona: IDES, UAB.
Corte Constitucional, Consejo de Estado Sala Plena. (1992). (Julio 14 de 1992). Sentencia No. T-457/92. [MP Ciro Angarita Barón].
Dávalos, P. (5 de Agosto de 2008). Reflexiones sobre el sumak kawsay (el buen vivir) y las teorías del desarrollo. Recuperado el Febrero de 2018, de OLAINET: https://www.alainet.org/es/active/25617
Dávalos, P. (2009). Educar para el desarrollo Sostenible. Revista de Educación, 60-76.
Del Canto, E., & Silva , A. (2012). Metodología cuantitativa: abordaje desde la complementariedad en Ciencias Sociales. Revista Ciencias Sociales, 141(3), 25-34. Recuperado el 2018, de https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/sociales/article/viewFile/12479/11722
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research (3 ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Edo, M. (2002). Amartya Sen y El Desarrollo como Libertad. La viabilidad de una alternativa a las estrategias de promoción. Tesis de Grado. Buenos Aires: Departamento de Ciencia Política y Gobierno. Universidad Torcuato di Tella.
Escobar, A. (1998). La invención del Tercer Mundo. Construcción y deconstrucción del desarrollo. Bogotá: Norma.
Fernández Núñez, L. (2015). Cómo aplicar el análisis narrativo temático a narrativas escritas en entornos online. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 8(1), 92-106. Recuperado el Abril de 2018, de http://revistes.ub.edu/index.php/REIRE/article/download/reire2015.8.1816/17685
Foro Consultivo Científico y Tecnológico, AC. (2011). La medición del progreso y del bienestar propuestas desde América Latina. Recuperado el 2018, de http://www2.world-governance.org/IMG/pdf_Midiendo_el_progreso.pdf
García Delgado, D. (2006). Introducción: El desarrollo en un contexto posneoliberal. En D. García Delgado, & L. Nosetto , El desarrollo en un contexto posneoliberal. Hacia una sociedad para todos. Buenos Aires: FLACSO .
Gerlach Mora, M. (2010). El trabajo decente: concepto y aplicabilidad en Chile. Tesis de Licenciado en Ciencias Jurídicas y Sociales. Santiago: Facultad de Derecho. Universidad de Chile.
Gudynas, E. (2011). Buen vivir: Germinando alternativas al desarrollo. América Latina en Movimiento(462), 1-20.
Gudynas, E. (2011). Tensiones, contradicciones y oportunidades. Bolivia: CIDES - UMSA.
Hernández Sampieri, R., Fernandez Collado, C., & Baptista Lucio , P. (2006). Metodologia de la investigación (4 ed.). México: Mc Graw Hill.
Hidalgo Capitán, A. (2011). Economía política del desarrollo. La construcción retrospectiva de una especialidad académica. Revista de Economía Mundial(28), 279-320. Recuperado el Febrer de 2018, de http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/5402/Economia_politica_del_desarrollo.pdf?sequence=2
Juárez Alonso, G. (2013). Revisión del concepto de desarrollo local desde una perspectiva territorial. Revista Lider, 23, 9-22. Recuperado el http://ceder.ulagos.cl/lider/images/numeros/23/1.-LIDER%2023_Juarez_pp9_28.pdf de Febrero de 2018
Kusek y Rist . (2005). Manual para gestores del desarrollo. Diez pasos hacia un sistema de seguimiento y evaluación basado en resultados. . Washington : Banco mundial.
León Guzmán, M. (2006). Economía para el Buen Vivir: un enfoque polanyiano. Recuperado el Abril de 2018, de FUNHEM: https://www.fuhem.es/media/cdv/file/biblioteca/Boletin_ECOS/37/economia-para-el-buen-vivir_M_LEON_GUZMAN.pdf
Llobera Serra, F. (2001). Conceptos clave, dinamización y asistencia en programas de desarrollo rural. Ciudad Real: Universidad de Castilla-La Mancha, CEDERCAM.
Lo Brutto, G., & Vázquez Salazar, C. (2015). ¿Buen vivir o desarrollo? Buscando alternativas y horizontes. Nueva Época, 8(37), 50-68. Recuperado el 2018, de http://www.scielo.org.mx/pdf/tla/v8n37/1870-6916-tla-8-37-00050.pdf
Mertens, D. (2005). Research and evaluation in Education and Psychology: Integrating diversity with quantitative, qualitative, and mixed methods (2 ed.). Thousand Oak: Sage.
Neffa, J. (1999). Actividad, trabajo y empleo: algunas reflexiones sobre un tema en debate. Orientación y Sociedad, 1, 127-161. Recuperado el 2018
Nussbaum, M. (2012). Crear capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós.
Oficina Internacional del Trabajo. (2001). Guía práctica para la incorporación sistemática del empleo y el trabajo decente. Recuperado el 2018, de CINTERFOR: http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-buenos_aires/documents/publication/wcms_bai_pub_32.pdf
Organización Internacional del Trabajo OIT. (2015). Trabajo decente y la agenda 2030 de Desarrollo Sostenible. Ginebra: OIT. Recuperado el Marzo de 2018, de http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/publication/wcms_470340.pdf
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos OECD. (2017). ¿Cómo va la vida? 2017: Medición del bienestar. Paris: OECD.
Pérez, G. (1994). Investigación Cualitativa. Retos e Interrogantes. Madrid: La Muralla, S.A.
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo PNUD. (1990). Informe Desarrollo Humano. PNUD: New York. Recuperado el 2018, de http://desarrollohumano.org.gt/wp-content/uploads/2016/04/HDR-1990.pdf
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo PNUD. (2013). Informes sobre Desarrollo Humano 1990-2013. Nueva York: PNUD. Recuperado el 2018, de http://www.undp.org/content/dam/venezuela/docs/undp_ve_IDH_2013.pdf
Schiavo-Campo, S. (1999). (1999). Strengthening Performance. Public Expenditure Management, 11 (2), 23-44.
Secretaria Nacional de Planificación y Desarrollo. (2013). Plan Nacional Buen Vivir 2013 - 2017. UNICEF: Nueva York. Recuperado el 2018, de https://www.unicef.org/ecuador/Plan_Nacional_Buen_Vivir_2013-2017.pdf
Sen, A. (1993). Capability and Well-being. En M. Nussbaum, & A. Sen , The Quality of Life. Oxford: Clarendon Press.
Sen, A. (1998). Las teorías del desarrollo a principios del Siglo XXI. Cuadernos de Economía(29), 77-100. Recuperado el 2018, de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4934951.pdf
Sen, A. (2000). Desarrollo como Libertad. Madrid: Planeta.
Taylor , S., & Bogdan, R. (1986). Introducción a los métodos cualitativos (2 ed.). Madrid: Paidós.
Tortosa, J. (2012). Vivir bien, buen vivir: caminar con los dos pies. Revista de Ciencias Sociales, 6(1), 13-18.
Valcárcel, M. (2006). Desarrollo y desarrollo rural. Enfoques y reflexiones. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú. Recuperado el Febrero de 2018, de http://cisepa.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2016/07/Desarrollo-y-Desarrollo-Rural_Enfoques-y-reflexiones_Marcel-Valc%C3%A1rcel.pdf
Copyright (c) 2021 Cooperativismo & Desarrollo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.