O observatório : uma ferramenta para o setor social, cooperativo e solidário na região de Tolima, Colômbia

Universidad Cooperativa de Colombia
Magíster en Administración con énfasis en Finanzas Corporativas - Universidad del Mar. Especialista en docencia universitaria – Universidad Cooperativa de Colombia. Profesor investigador programa de Contaduría Pública Universidad Cooperativa de Colombia, Ibagué, Colombia.
email: miguel.rivera@campusucc.edu.co

Universidad Cooperativa de Colombia
Especialista en gerencia de proyectos – Universidad del Tolima, profesor programa de derecho Universidad Cooperativa de Colombia, Ibagué, Colombia
email: edicson.rubianoa@campusucc.edu.co
Alianza Cooperativa Internacional ACI. (Septiembre de 1995). Trigesima Primera Asamblea General. Manchester, Inglaterra.
Angulo Marcial, N. (2009). ¿Qué son los observatorios y cuáles son sus funciones? Innovación Educativa, vol. 9, núm. 47, 5-19.
cepes. (2011). Concepto de Economía Social. Recuperado de http://www.cepes-extremadura.org/economia-social/concepto-de-economia-social
Cicopa. (s.f.). Estrategia de desarrollo cooperativo. Recupera-do de http://www.cicopa.coop/IMG/pdf/cicopa_stra-tegy_development_es.pdf
Confecoop. (2012a). Observatorio Cooperativo. Recuperado de http://www.confecoop.coop/index.php/observato-rio-cooperativo
Confecoop. (2012b). Desempeño sector Cooperativo Colom-biano 2012. Recuperado de http://www.confecoop.coop/images/informes_anuales/Informe_2012.pdf
Confecoop. (2014). Desempeño sector Cooperativo Colombiano 2014. http://www.confecoop.coop/images/in-formes_anuales/ReporteSectorCooperativo2014.pdf
Conpacoop. (2014). obsecoopy. Recuperado de http://www.conpacoop.coop.py/observatoriocooperativo.php
El Observatorio de la Economía Solidaria oes. (s.f.). El Observatorio. Recuperado de http://oesolidaria.org/sobre-oes/
Enjunto, N. (2008). Razón de ser de los observatorios. Recuperado de http://blog.plataformavoluntariado.org/category/general/actualidad-pve/
Frausto, O., Martínez, T., y González, B. (2008). Observato-rios urbanos e indicadores de género y violencia social. Revista Digital Universitaria, 9. Recuperado de http://www.revista.unam.mx/vol.9/num7/art44/int44.htm.
Fundación Erosky. (17 de enero de 2005). El Observatorio de Economía Solidaria trabajará por la inserción social y laboral desde el mundo universitario. Recuperado de http://www.consumer.es/web/es/solidari-dad/2005/01/17/115294.php
Gobernación del Tolima. (2006). Tolima. Recuperado de http://www.todacolombia.com/departamentos/toli-ma.html
Gobierno Vasco. (2008). Departamento de Empleo y Asuntos Sociales. Recuperado de www.juslan.ejgv.euskadi.net/r45-5159/es/contenidos/informacion/presentacion_observatorio_ssc/es_9837/observatorio_ssc.html
Husillos, J. (2006). La organización municipal y la adaptación de los servicios públicos. Círculo para la calidad de los servicios públicos de l’Hospitalet. Inmigración y gobierno local. Experiencias y retos. IV Seminario Barcelona, España, 14-15 de diciembre 2006. Recuperado de http://www.cidob.org/es/content/down-load/6422/.../14_husillos_cast.pdf
iica. (2006). observatorio iica del sector agropecua-rio y forestal. Recuperado de http://www.iica.org.py/observatorio/observatorio.htm
Kerin, R., Hartley, S., y Rudelius, W. (2009). Marketing. No-vena Edición. México D.F. McGraw-Hill Interamericana.
Kotler, P., y Keller, L. K. (2006). Dirección de Marketing. Duodécima Edición. México D.F. Paerson Educación.
Ley 454 de 1998. (4 de Agosto de 1998). Congreso de Colombia.
McCarthy, J., y Perreault, W. (1997). Marketing. Undécima Edición. Madrid. McGraw-Hill Interamericana.
Observatorio del empleo y recursos humanos. (2013). Presentación. Recuperado de http://www.ut.edu.co/administrativos/index.php/del-empleo-y-recur-sos-humanos
Observatorio Económico y social del Valle del Cauca. (2013). Historia. Recuperado de http://www.observa-toriovalle.org.co/historia/
Observatorio Español de la Economía Social. (2014). Presentación antecedentes. Recuperado de http://www.observatorioeconomiasocial.es/presentacion-ante-cedentes.php?HPSESSID=273b46d5e5b52cb390d-d485ae2bb364e
oescj. (2015). Quienes somos. Recuperado de http://www.oescj.org.ec/index.php/el-observatorio/quienes-so-mos
Oibescoop. (s.f.). Antecedentes. Recuperado de http://www.oibescoop.org/presentacion.php
Ortiz, E., y Bernal, M. (2012). Importancia de la incorpora-ción temprana a la investigación científica en La Uni-versidad de Guadalajara. Recuperado de http://www.eumed.net/libros-gratis/2007b/286/#indice
Patiño, F., y Peláez, M. L. (2006). Índice anotado para el documento conceptual de los observatorios de la Secretaría de Gobierno del Distrito. Recuperado de http://www.gobiernobogota.gov.co/component/op-tion,com_docman/
Prieto, R. (2003). Observatorios en internet, Boletín núm. 240. Recuperado de http://www.observatoriodigital.net/bol240.htm#observatorio
Quijano, J., y Reyes, J. (2004). Historia y Doctrina de la Coo-peración. Bogota: EdUCC.
Razeto, L. (s.f.). ¿qué es la economía solidaria? Recuperado de http://www.luisrazeto.net/content/%C2%BF-qu%C3%A9-es-la-econom%C3%AD-solidaria
Rebolledo, J., y Orejuela, F. (2011). creación de la estructura del observatorio de economía solidaria (oes). Recuperado de http://www.unicafam.edu.co/EventoAcademico_1/flash/Articulos/a5.pdf
Rey, G. (2003). Ver desde la ciudadanía: observatorios y veedurías de medios de comunicación en América Latina. Buenos Aires: fes/Promefes.
Rodríguez Salvador, M. (2007). De la información a la inteligencia tecnológica: Oportunidades para la innovación. Transferencia, 77. Recuperado de http://www.mty.itesm.mx/die/ddre/transferencia/Transferen-cia54/eli5-54.html
sena.(2013).Observatorio-Laboral. Recuperado de http://www.sena.edu.co/oportunidades/trabajo/Paginas/Observatorio-Laboral.aspx
Stanton, W., Etzel, M., y Walker, B. (2007). Fundamentos de Marketing. Decimocuarta Edición. Madrid. Mc-Graw-Hill Interamericana.
Superintendencia Nacional de Salud. (2007). El concepto de observatorio, Observatorio de salud. Recuperado de http://www.supersalud.gov.co/observatoriosalud/index.aspx
Téllez, M. P. (2005). Los observatorios de medios de comunicación: lugares de construcción de ciudadanía. Re-cuperado de http://www.ucentral.edu.co/acn/obser/medios/pdf/TELLEZ.PDF
Thompson, I. (Junio de 2010). ¿Qué es Promoción? Recuperado de http://www.marketingintensivo.com/arti-culos-promocion/que-es-promocion.html
unes. (2010). Importancia Estratégica. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?-q=cache:qoIBH39mV3kJ:www.javeriana.edu.co/ier/%3Fidcategoria%3D3307%26download%3D-Y+&cd=4&hl=es&ct=clnk&gl=co
Universidad Mayor de San Marcos. (2013). Observatorio. Recuperado de http://economiassolidarias.unmsm.edu.pe/?q=observatorio
Universidad Mayor de San Marcos. (2014). Seminario. Recuperado de http://economiassolidarias.unmsm.edu.pe/?q=seminario
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Cooperativismo & Desarrollo antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.