Estudo de caso diagnosticado como transtorno obsessivocompulsivo a partir da análise contingencial
Introdução: este trabalho apresenta um estudo de caso de um comportamento diagnosticado como transtorno obsessivo-compulsivo.
Metodologia: o caso é analisado e tratado com uma metodologia advinda da aproximação intercomportamental (interbehavioural) que é denominada “análise contingencial”. A aplicação da metodologia é ilustrada ao apresentar a análise de duas dimensões básicas para este propósito: a dimensão microcontingencial e a dimensão macrocontingencial. Alguns aspectos importantes da gênese desse comportamento são descritos, assim como a análise das soluções selecionadas. De igual forma, os objetivos de intervenção e as técnicas empregadas são apresentados.
Resultados: como resultado da intervenção, foram obtidas mudanças do comportamento da usuária do serviço (que era a mãe da pessoa diagnosticada com o transtorno) e do filho assim diagnosticado.
Conclusões: Detalham-se as vantagens de abordar um estudo de caso com a metodologia da análise contingencial.
Díaz-González, E., Landa, P., Rodríguez, M. L., Ribes, E. y Sánchez, S. (1986). Análisis funcional de las terapias conductuales: una clasificación tentativa. Revista Española de la Terapia del Comportamiento, 7(3), 241-255.
Díaz-González, E., Rodríguez, M. L., Robles, S., Moreno, D. y Frías, B. (2003). El análisis contingencial como sistema analítico para la evaluación de competencias funcionales relacionadas con la prevención del vih/sida. Revista Psicología y Salud, 13(2), 149-16.
Fleta, J., Zapata, M., Cuadrón, A. y Olivares, J. L. (2008). Trastorno obsesivo compulsivo. Acta Pediátrica, 66(11), 571-574.
Flyvbjerg, B. (2004). Cinco malentendidos acerca de la investigación mediante estudios de caso. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 16, 33-62.
George, A. y Bennett, A. (2005). Case Studies and Theory Development in The Social Sciences. Cambridge: mit Press.
Kaplan, A. (1964). The Conduct of Inquiry. Nueva York: Har-per & Row.
Martínez, P. (2006). El método de estudio de caso: estrategia metodológica de la investigación científica. Pensamiento y gestión,20, 165-193.
Merton, R. (1967). On Theoretical Sociology. Nueva York: Free Press.
Moreno, D., García, G., Rodríguez, M. L., Díaz-González, E., Robles, S., Frías, B. (...) y Barroso, R. (2007). Evaluación de competencias funcionales en pacientes seropositivos: un estudio piloto. Psicología y Salud, 17(2),165-177.
Pasillas, A., Rodríguez, M. L. y Rentería, A. (2015). Evaluación de un programa de conocimientos y adherencia a la dieta en pacientes con diabetes tipo 2. Psicología y salud, 25(1), 31-41.
Peralta, C. E., y Rodríguez, M. L. (2007). Relación de uso de condón con factores disposicionales y mediacionales en adolescentes. Psicología y Salud, 17(2), 179-189.
Reig, B. (2003). Trastorno obsesivo compulsivo. Formación Médica Continuada en Atención Primaria, 10(3), 159-167.
Rentería, A., Rodríguez, M. L., García, J. C., Rodríguez, N. y Rosales, A. (2015). Propuesta de talleres conductuales para la educación de personas con Diabetes Mellitus tipo 2. Recuperado de http://www.apbarap.com.ar/des-cargas/rap_54/Popuesta%20de%20talleres%20con-ductuales%20para%20la%20educaci%C3%B3n%20de%20personas%20con%20diabetes%20Mellitus%20tipo2.pdf
Ribes, E. (1990). Psicología y Salud. España: Martínez Roca.
Ribes, E., Díaz-González, E., Rodríguez, M. L. y Landa, D. (1986). El análisis contingencial: una alternativa a las aproximaciones terapéuticas del comportamiento. Cuadernos de Psicología, 8, 27-52.
Ribes, E. y López, F. (1985).Teoría de la conducta. México: Trillas.
Rodríguez, M. L. (2002). La dimensión psicológica de los problemas humanos. Revista Psicología y Ciencia Social, 5(1), 11-19.
Rodríguez, M. L. (2003). Violencia intrafamiliar: un estudio de caso mediante análisis contingencial. Psicología Iberoamericana, 11(1), 50-60.
Rodríguez, M. L. (2010). Mediación de relaciones de pareja. Un caso clínico desde el análisis contingencial. Revista Electrónica Iztacala, 13(3), 1-19.
Rodríguez (2011). Análisis Contingencial. México: fesi-unam.
Rodríguez, M. L., Ángeles, B. y Coello, Y. (2003). Los padres como modelos de comportamiento social: un estudio de caso a través del análisis contingencial. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 6(1), 1-15.
Rodríguez, M. L., García, J. C., Rentería, A. y Nava, C. (2013). Efectos de una intervención psicológica en los niveles de glucosa en pacientes con diabetes tipo 2. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 16(4), 1262-1282.
Rodríguez, M. L., Isidro R. M. y Martínez, R. (2004). Problemas relacionados con la edad: un caso clínico. Revista Electrónica de Psicología Iztacala. 7(2), 102-123.
Rodríguez, M. L., Ortega, G. y Nava, C. (2009). Competencias efectivas y reacciones de estrés en participantes sanos y con enfermedades crónicas. Psicología y Salud, 19(2), 177-188.
Rodríguez, M. L., Rentería, A. Arellano, A. y Rodríguez, N. (2015). Propuesta educativa para la salud del paciente con diabetes mellitus tipo 2. Pensando Psicología, 10(17), 103-112.
Rodríguez, M. L. y Díaz-González, E. (1999). Evaluación de un procedimiento instruccional para la identificación de problemas psicológicos. Revista de la Sociedad Mexicana de Análisis de la Conducta, 1(25), 105-123.
Rodríguez, M.L. y Díaz-González, E. (2000). La incidencia de la psicología en el campo del trabajo. Integración,14, 74-89.
Rodríguez, M. L. y Landa, P. (2000). El papel funcional de algunas técnicas de intervención conductual. Enseñanza, Ejercicio e Investigación en Psicología,5(1),73-94.
Rodríguez, M. L. y Posadas, A. (2005). La psicología en el escenario del trabajo: una revisión. Revista ElectrónicaIztacala 8(2), 60-80.
Rodríguez, M. L. y Posadas, A. (2007). Competencias laborales: algunas propuestas. Enseñanza e Investigación en Psicología, 12(1), 93-112.
Rodríguez, M. L. y Salinas, J. L. (2011). Entrenamiento en habilidades terapéuticas: algunas consideraciones. Enseñanza e Investigación en Psicología, 16(2), 211-225.
Sanz, P. y Fernández-Cuevas, A. (2015). Trastorno obsesivo compulsivo. Medicine. Programa de Formación Médica Continuada, 11(84),5008-50014.
Yacuzzi, E. (2005). El estudio de caso como metodología de investigación teoría, mecanismos causales. Ucema Publicaciones. Recuperado de http://www.cema.edu.ar/publicaciones/download/documentos/296.pdf
O autor deve declarar que seu trabalho é original e inédito e que não foi enviado à avaliação simultânea para sua publicação por outro meio. Além disso, deve garantir que não tem impedimentos de nenhuma natureza para a concessão dos direitos previstos no contrato.
O autor se compromete a esperar o parecer da revista Pensando Psicología antes de considerar sua apresentação a outro meio; caso a resposta de publicação seja positiva, compromete-se em responder por qualquer ação de reivindicação, plágio ou outro tipo de reclamação que possa ocorrer por parte de terceiros.
Ainda, deve declarar que, como autor ou coautor, está completamente de acordo com os conteúdos apresentados no trabalho e ceder todos os direitos patrimoniais, isto é, sua reprodução, comunicação pública, distribuição, divulgação, transformação e demais formas de utilização da obra por qualquer meio ou procedimento, pelo termo de sua proteção legal e em todos os países do mundo, ao Fundo Editorial da Universidad Cooperativa de Colombia, de maneira gratuita e sem compensação monetária.